RESENDE
O prefeito Diogo Balieiro Diniz informou nesta segunda-feira, dia 29, que foram iniciadas as obras de reforma e revitalização do Aeroporto Municipal de Resende, localizado no bairro Campo de Aviação. Os serviços estão nas fases iniciais, com a reforma da estação de passageiros. O espaço receberá reforma e ampliação dos banheiros, serviços estruturais no piso, paredes e telhado. Ao todo serão gastos recursos de quase R$8,3 milhões para a execução das obras de reforma. Com a obra, o Aeroporto Municipal poderá volta a operar com os voos comerciais e noturnos.
“O início das obras no Aeroporto Municipal de Resende representa um marco significativo para nossa cidade e para toda a região. Além de melhorar a infraestrutura e a segurança do aeroporto, essas melhorias têm o potencial de impulsionar nossa economia e o turismo local, tornando Resende um destino ainda mais atrativo”, disse Diogo.
Segundo Diniz, o recurso é fruto de uma emenda parlamentar do senador Flávio Bolsonaro, por meio do Ministério da Fazenda. O projeto todo vai consistir no recapeamento da pista, balizamento noturno, instrumentação de voos e reforma da estação de passageiros. “Com as obras, o Aeroporto de Resende vai poder receber voos comerciais e noturnos. Vamos conseguir reformar o aeroporto e colocar instrumentos que possibilitem voos de noite, em condições climáticas desfavoráveis. Mais uma vez, agradeço ao senador Flávio Bolsonaro, que se empenhou fortemente para atender essa importante demanda e não descansou enquanto ela não saiu do papel. Também aproveito para agradecer aos secretários de Indústria e Comércio, Tiago Diniz e ao de Obras, Thomas Landim, por todo trabalho realizado à frente deste grande projeto”, disse o chefe do Executivo.
OBRAS
As obras de reforma estrutural da estação de passageiros tiveram início, com a troca dos pisos, paredes e telhado, além da reforma e ampliação dos banheiros da estação.
As melhorias no Aeroporto Municipal de Resende incluem recapeamento asfáltico, pintura e remarcação da pista, construção de um novo terminal de passageiros, iluminação de balizamento noturno, instalação de estação meteorológica, além da reforma geral, como a troca de todo o telhado, instalações elétricas e hidrossanitárias, pintura geral, entre outros. “Como já divulgado anteriormente as obras serão divididas em etapas. Nesta primeira, o investimento é de quase R$ 5 milhões e vai contemplar a reforma da estação de passageiros, o recapeamento e pintura de toda pista. A previsão é que as obras tenham duração de cinco meses. Após a conclusão desta fase, os serviços seguem para a parte de balizamento e instrumentação para voos”, informou o prefeito.
O aeroporto possui capacidade para receber pequenos aviões. “Porém, com esta medida a unidade terá sua capacidade de operação ampliada para além de voos executivos, voltando a receber também os voos comerciais e noturnos”, complementou.
INFRAESTRUTURA
O Aeroporto Municipal de Resende, construído em 1941, está instalado numa área federal com aproximadamente 117 hectares, localizada entre a região do Manejo e a Grande Alegria. Com pista de 1,3 mil metros de extensão, equivalente à do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e 30 metros de largura. O Aeroporto, é utilizado desde 2013 para voos particulares e por paraquedistas de todo o país, além de treinamento das Forças Armadas, principalmente da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).