BARRA MANSA
Nesta segunda-feira, dia 17, agentes da 7ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (DEL PRF), durante fiscalização de rotina, abordaram um Fiat Palio, com placas de Barra Mansa, com dois ocupantes, o condutor, de 31 anos, e o passageiro, de 20. Ao realizar revista no interior do veículo, os policiais encontraram dentro de uma mochila, sete caixas de papelão caracterizando também maus tratos. O flagrante foi registrado por volta das 10h30minno no Km 287 da Dutra, na pista sentido Rio de Janeiro, em Floriano.
Após o flagrante, os dois homens foram detidos por crime ambiental, tendo o condutor assumido que os animais seriam apenas de sua responsabilidade, isentando o passageiro. Ele teria alegado que adquiriu as aves por R$40 cada uma de um homem em Vargem Grande, distrito de Resende e que estaria levando para Barra Mansa, onde venderia cada ave por R$60. Disse ainda que os animais tinham sido capturadas há pouco tempo.
AVES ENCAMINHADAS PARA A AMAR
A equipe da PRF encaminhou as aves para a Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR) para que fossem avaliadas por um veterinário e em seguida procedesse a soltura dos animais. A ocorrência foi encaminhada para a 90ª Delegacia de polícia (DP). O veículo também foi retido por estar em mau estado de conservação e segurança.
Ainda segundo a PRF, foi verificado que o suspeito, com o mesmo veículo, já foi flagrado pela equipe duas vezes cometendo o mesmo crime ambiental, neste ano. Em 18 de julho no Km 677 da BR-116, no município de Jequié (BA), transportando 49 pássaros da espécie Saltator Similis, conhecido popularmente como Trinca-ferro. E em 20 do mesmo mês, no km 768 da BR-116, no município de Leopoldina (MG), transportando 1.459 jabutis e 18 pássaros. Na DP foi constatado também que o preso já tem várias passagens criminais.