SUL FLUMINENSE
Na quinta-feira, dia 6, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cinco veículos na Rodovia Presidente Dutra em trechos que cortam as cidades da Região Sul Fluminense.
O primeiro caso foi no Km 293, sentido São Paulo. Os policiais abordaram um Kia/Cerato, emplacado em Taubaté/SP, rebocando uma carretinha sem placa. O motorista, de 49 anos, disse que pegou emprestada para transportar um sofá.
Ao ser realizada inspeção no reboque, foi verificado que a numeração do chassi seria de um veículo emplacado em Cachoeira Paulista/SP, mas apresentava indícios de adulteração. Foi verificado que na verdade, nunca foi emplacado, sendo assim um clone. O homem foi detido com base no artigo 311 do Código Penal (CP) e a ocorrência foi apresentada na 90ª Delegacia de Polícia (DP).
MOTOCICLETA ADULTERADA
O outro caso foi no Km 273, sentido Rio de Janeiro, ainda em Barra Mansa. Uma motocicleta Honda/CG 160 TITAN EX, ostentando placa de Abaete/MG, foi abordada, chamando atenção pela placa Mercosul estar fora dos padrões de confecção.
Ao ser realizada inspeção, foi observado sinais evidentes de lixamento e remarcação, ou seja, estavam adulterados, se tratando também de uma motocicleta clone; não sendo possível chegar ao veículo original.
O condutor de 25 anos alegou trabalhar como motoboy para uma pizzaria da cidade e que teria trocado a moto em um Gol e mais R$ 2 mil com uma pessoa que havia anunciado no Facebook. Ele também foi apresentado na 90ª DP.
VEÍCULO FURTADO
Já em Itatiaia, a PRF, no Km 325, recuperou um veículo Gol, com placas de Resende, furtado. Ele foi encontrado no sentido São Paulo, após o pedágio de Itatiaia, com vidros e portas destrancadas. Foi constatado haver registro de furto no mesmo município do emplacamento ocorrido em 02/06/24.
A ocorrência foi encaminhada para a 99ª DP de Itatiaia.
RECEPTAÇÃO DE MOTOCICLETA
O penúltimo caso foi em Resende, Km 304, sentido São Paulo. A PRF teve atenção voltada para o veículo Honda/BIZ, sem placa, estacionado em um pátio de uma rede de lanchonetes. Foi constatado um registro de ocorrência de furto, ocorrido em 14/03/2024, em de Resende, e que o veículo se tratava de uma Honda/BIZ.
Um homem, de 28 anos, se aproximou e se apresentou dizendo que seria o proprietário. Indagado, disse que comprou há quatro meses, de um conhecido, na comunidade da Barra III, pelo valor de R$ 4 mil.
O caso foi encaminhado para os procedimentos de praxe na 89ª DP.
MOTO ROUBADA
Por último, quando a equipe saiu da 89ª DP com destino a Dutra, se deparou com um motociclista estacionando uma moto na Avenida Dorival Marcondes Godoy e que, ao avistar a viatura, rapidamente entrou em um bar. A equipe decidiu fazer consulta na moto Yamaha 160, que retornou um veículo com registro de roubo em 04/11/2023 no Rio de Janeiro/RJ. O homem, de 20 anos, saiu do bar e informou que estava na posse da motocicleta. Informou ainda ser militar da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e que pegou o veículo emprestado com um amigo.
Ele também foi apresentado na delegacia para as medidas necessárias.