ITAGUAÍ
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva estará nesta quinta-feira, às 10 horas, em Itaguaí, quando visitará o Complexo Naval, localizado na Ilha da Madeira. O presidente visitará as instalações do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). O projeto foi criado por Lula em 2008, ao assinar um acordo de transferência tecnológica com a França.
Segundo informações, está sendo esperado que a Marinha anuncie um projeto para a visitação pública das instalações do Prosub, algo semelhante ao que faz a Nasa no Kennedy Space Center, na Flórida, onde turistas são recebidos para um tour dentro das instalações de lançamentos de foguetes
O programa criado por Lula deu impulso ao desenvolvimento de um submarino com propulsão nuclear, projeto esperado por décadas. Foram construídos ainda quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica. O programa contemplou ainda a construção de um complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos, que engloba os Estaleiros, a Base Naval e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) no município de Itaguaí.
O Brasil tem 8,5 mil quilômetros de costa. A área marítima é uma referência no desenvolvimento. A intenção é que o programa seja uma tecnologia nuclear de ponta.
O primeiro submarino construído foi o Riachuelo, em 2018. O segundo foi o Humaitá lançado ao mar em 2020. No dia 12 de agosto de 2020, mais um marco importante foi cumprido no âmbito do PROSUB, quando o Submarino “Riachuelo” (S 40) realizou com êxito os testes previstos para o sistema de propulsão na superfície, em prosseguimento ao extenso programa de provas de aceitação no mar. Além dessas verificações, também foram testados satisfatoriamente o sistema de governo (lemes horizontais e vertical) e sistemas de navegação, cujos resultados habilitarão o prosseguimento das referidas provas com elevado grau de segurança da plataforma.
Com os olhos voltados para o futuro, o Prosub já tem os próximos marcos contratuais previstos, como o lançamento do “Tonelero” (S-42) em 2023 e o “Angostura” (S-43) em 2024. O objetivo maior é lançar “Álvaro Alberto” (SCPN), o primeiro submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear, previsto para 2033.