O barra-mansense, Daniel Martins, de 26 anos, formado em Educação Física, licenciatura, está no último ano do mesmo curso, para conquistar o título de bacharelado, no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), iniciou sua carreira de preparador físico em 2013, na Escolinha de Futebol Tecun Uman, do bairro Boa Sorte, em Barra Mansa. Na sequência, em 2014, Daniel assumiu a preparação física da equipe sub-20 do Barra Mansa Futebol Clube, onde no mesmo ano, passou a integrar a comissão técnica da equipe profissional, tendo naquele ano a equipe conquistado o título da Série B do Campeonato Carioca.
Na Cidade do Aço, Daniel Martins trabalhou com as equipes sub-17, sub-20 e profissional do Volta Redonda. “Em 2017 cheguei a fazer dois jogos como preparador físico do profissional do Voltaço, na vitória de 2 a 0 sobre o Audax na Copa Rio e na vitória na estréia do returno da Série C, do Campeonato Brasileiro, em que o Voltaço venceu o Macaé pelo placar de 3 x 0”, contou Daniel, lembrando do grande feito do clube da Cidade do Aço. “Pelo Voltaço, a grande conquista, foi nesse ano 2018, quando a equipe de juniores, pela primeira vez ganhou uma partida na Copa São Paulo de Futebol Júnior, e de quebra passou para a segunda fase da competição, um feito histórico para o clube”, comentou o preparador.
Falando sobre a saída do Voltaço para o Vasco, onde foi o primeiro colocado no processo seletivo do Gigante da Colina para estagiar nas categoria de base como preparador físico, Daniel Martins comentou sobre suas expectativas para o futuro. “Sempre vou querer mais, buscar o topo, que é a Seleção Brasileira. Hoje poder defender as cores de um grande clube como é o Vasco da Gama, já é uma grande conquista, uma honra, mas jamais vou me acomodar. Mesmo estando em um grande clube, estarei buscando me atualizar, sempre buscando mais conhecimento, pois a cada dia o mercado está tendo vários profissionais altamente capacitados e buscando uma brecha para conquistar seu espaço”, enfatizou Martins afirmando que o momento é de ganhar ainda mais experiência, conhecimento e desenvolver um bom trabalho, de preferência com títulos e conquistas pelo Vasco da Gama.
Citando uma passagem bíblica, que está no livro de Eclesiastes três e diz que tudo que plantamos, colhemos, e para tudo tem seu tempo. Plante Fé, estudos, boas amizades e, no momento certo, Deus lhe abrirá as portas. Daniel Martins afirmou que é possível alcançar todos os sonhos. “Nada é impossível, com humildade, conhecimento, perseverança, Fé e foco naquilo que você quer, é possível alcançar seus objetivos. As dificuldades existem e é necessário para crescermos e amadurecermos”, garantiu o professor, que iniciou seus trabalhos em São Januário em março.