RESENDE
De autoria do vereador Jorge Luis Pinto Ferreira, o Jorginho (Republicanos), foi promulgada a Lei 3.546/2019 pela Prefeitura de Resende. A medida cria na cidade uma feira para a troca de brinquedos. O vereador argumenta que os brinquedos são considerados importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças e a proposta das feiras é para estimular pais e filhos a repensarem o consumo, dando uma boa destinação a brinquedos que não são mais utilizados e levando para casa o que consideram mais importantes.
O vereador lembra ainda que a medida é uma forma de incentivo ao ato de brincar e que pode ajudar a equilibrar o tempo gasto pelas crianças com o uso de celulares e tablets. “Os especialistas alertam para o fato de que o uso excessivo das novas tecnologias pode comprometer a capacidade de escrita, dificultar a socialização e causar depressão e ansiedade. A nova lei vai permitir que os brinquedos ganhem mais espaço no dia a dia das nossas crianças”, avalia.
Segundo a lei, as feiras de troca de brinquedos serão realizadas em locais públicos. Não será permitia a compra e venda nesses eventos. A prefeitura pode ainda firmar convênios com entidades não governamentais para viabilizar as feiras de troca de brinquedos.
OUTRO PROJETO
O vereador Jorginho comemora outro projeto de lei sancionado. Trata-se do que prevê a instalação de disponibilização de caçambas metálicas em áreas públicas. O intuito da medida, segundo o parlamentar, é zelar pelo meio ambiente e pela qualidade de vida da população. “Em se tratando de um serviço pago, é comum que as pessoas optem por colocar entulho em locais impróprios, facilitando a proliferação de insetos e de animais que podem transmitir doenças. A presença de caçambas comunitárias em pontos estratégicos vai amenizar esse problema”, aponta. Em tempo, a nova lei determina que as caçambas sejam substituídas assim que estiverem cheias ou, no máximo, após cinco dias de uso.