BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está realizando uma série de intervenções no Parque Natural Municipal de Saudade. A previsão é de que os serviços sejam concluídos no prazo máximo de 60 dias. Deste total, apenas durante 15 dias a unidade ficará fechada a visitação pública. O Parque será totalmente revitalizado, com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica e a retirada de árvores comprometidas pela ação do tempo.
A reforma interna do auditório do Parque já foi realizada. Foram feitos reparos no telhado, reconstruído o rebaixamento em gesso e pintura geral. Os serviços estão sendo executados com recursos provenientes do Fundo Municipal de Conservação Ambiental.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, todas as interferências seguirão um projeto de paisagismo desenvolvido para a área. “Também vamos substituir as luminárias, instalar câmeras de segurança e retirar pontos que favorecem o acumulo de água parada e de umidade”, enumerou.
Após o conclusão das melhorias, a Prefeitura quer estimular ainda mais frequência da comunidade no Parque, com conforto e segurança, além de oferecer oficinas de reciclagem e implementar o funcionamento dos projetos ambientais no local.
MELHORIAS NO HORTO FLORESTAL
O Horto Florestal, situado no bairro Água Comprida, também receberá uma série de melhorias. A revitalização começa no prazo de 45 dias. Na unidade, será reativado o projeto de produção de mudas e implementado o Programa Parque das Aves.
O Horto Florestal tem uma área verde de aproximadamente 22 mil metros quadrados e capacidade para a produção de 300 mil mudas destinadas ao reflorestamento de áreas degradadas e ações de educação ambiental.