RESENDE
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, retirou mais de 2,4 toneladas de entulho e lixo das ruas da cidade durante os três dias de mutirão. O trabalho, que envolveu uma equipe formada por 35 funcionários, 15 caminhões e sete máquinas pesadas, entre pás carregadeiras, patrol e retro escavadeiras, percorreu cerca de 20 bairros da cidade, localizados na Grande Alegria, Centro e Paraíso.
De acordo com a coordenação do mutirão, nos três dias de limpeza, foram retirados mais de 230 caminhões de entulho das ruas, calçadas e terrenos baldios, entre outros logradouros públicos. Entre os materiais recolhidos, e que foram levados para o Aterro Verde mantido pela Prefeitura próximo a fábrica da Votorantim, estão restos de obras; móveis quebrados; podas de árvores; limpeza de jardinagem; fogões sem uso; sacos plásticos; embalagens de papelão ou isopor; utensílios domésticos quebrados; além de carcaças de antigos televisores e computadores.
A retirada de entulhos, como restos de obra ou poda de jardim, bem como o descarte de materiais inservíveis, como móveis quebrados ou aparelhos estragados, não é uma obrigação do poder público e deve ser feita pelo próprio dono do material, como estabelece o Código Municipal de Posturas. Apesar disso, a Prefeitura decidiu fazer um super mutirão na cidade neste fim de semana prolongado, visando diminuir o aparecimento de roedores e possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.
As denúncias sobre despejo de lixo e entulho em locais públicos podem ser feitas na Ouvidoria-Geral do município, através do telefone 165 (ligação direta) ou do e-OUV, através do site www.resende.rj.gov.br.
BAIRROS
A operação teve início no sábado, onde foram beneficiados com a ação os bairros Cidade Alegria, especialmente as avenidas Perimetral Norte e Sul; Jardim Primavera I, II e III; Toyota I e II; Jardim Aliança I e II; Mirante da Serra; Morada do Contorno; Jardim do Oeste; Alegria Velha; Mutirão e Itapuca, entre outros. Apenas nesta região foram retirados 103 caminhões de entulho, o que equivale a 1.081 toneladas de material.
Já no domingo, os trabalhos foram concentrados no interior e nas imediações do Cemitério Municipal Senhor dos Passos, no bairro Alto dos Passos, além dos bairros Baixada da Olaria e Itapuca, onde a operação limpeza recolheu 44 caminhões de entulho, num total de 462 toneladas. Já nesta segunda-feira, 30, o super mutirão de limpeza chegou ao Paraíso e Cabral. No total, 87 caminhões com entulho e mato foram retirados do local, num total de 913,5 toneladas.