ITATIAIA
Com o início do ano letivo, a prefeitura está realizando campanha de reforço das regras estabelecidas pela Resolução n° 01/2018, do Conselho Municipal de Educação para o transporte escolar. A medida determina o benefício do transporte escolar garantido aos alunos residentes na cidade, devidamente matriculados na rede municipal de ensino.
Diante da ausência de lei que especifique a distância mínima a partir da qual o transporte deve ser oferecido, é de entendimento, com base em decisões judicias, que o transporte deverá ser cedido aos alunos diante de alguns critérios de distância entre a residência ou o ponto de embarque e a escola: educação infantil que engloba pré escola, pré I e pré II – 800m; ensino fundamental do primeiro ao quarto ano – 800m; do quinto ano – 1100m; sexto ao nono ano 1500m e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – 2.000m.
Segundo o diretor de Transporte, Jorge Botelho, para solicitar o transporte, o responsável deverá dirigir-se até a unidade escolar em que o aluno está matriculado, munido do registro geral de identificação (RG) original e cópia e comprovante de residência. Com a apresentação dos documentos, o responsável irá preencher o formulário de solicitação de transporte escolar e, dessa forma, garantir o direito. “Iniciamos o ano realizando vistorias e melhorias em todos os nossos ônibus, com o objetivo de oferecer aos alunos um melhor conforto e, principalmente, maior segurança. Estamos realizando também a distribuição de uma cartilha com todas as regras estabelecidas aos pais, com o intuito de ampliar ainda mais a conscientização sobre as medidas”, disse Jorge Botelho.
A secretaria de Educação do município, a Resolução 01/2018 busca enfrentar o desafio de melhorar o serviço de transporte escolar do município e tem o objetivo de regulamentar e estabelecer parâmetros para a atuação efetiva na fiscalização e garantia na qualidade do serviço.
VOLTA ÀS AULAS
Na terça-feira, dia 05, mais de cinco mil alunos retomaram às atividades escolares para o ano letivo.
Segundo a secretaria de Educação do município alguns dos projetos que estão no calendário de atividades é o encontro de formação continuada dos profissionais da educação; as rodas de leitura, com apresentação de textos literários e pesquisa feita pelos alunos; e o Itatiart, que reúne trabalhos artísticos inspirados em grandes nomes do Brasil e do mundo. Além disso, as unidades também passaram por limpeza e higienização do ambiente, dedetização, reestruturação com instalação de novas lixeiras para coleta seletiva e organização de recursos e insumos.
Uma das novidades apresentadas para inicio de maio deste ano é o projeto movimento pela paz, que reúne trabalhos com textos resgatando os valores do respeito e cidadania de forma a criar entre os jovens a consciência sobre a importância de valorizar os diretos humanos e o combate a qualquer tipo de preconceito e intolerância.