PORTO REAL
O estoque de equipamentos de proteção individual (EPI) dos profissionais que trabalham nas unidades de saúde do município foram reforçados pela prefeitura devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Nos últimos dois meses foram adquiridos pela Secretaria de Saúde diversos equipamentos, entre eles, máscaras cirúrgicas; máscaras tipo N95; luvas de procedimento; mil toucas hospitalares; aventais e álcool em gel, além de outros equipamentos.
Segundo o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim todos os equipamentos de proteção individual são distribuídos de acordo com a demanda, englobando as Unidades de Saúde da Família, Atenção Especializada e Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis. “Além dos materiais adquiridos, recebemos diversas doações, pelas quais temos extrema gratidão aos doadores. Conforme o protocolo estabelecido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), sob a responsabilidade da enfermeira Márcia Sebold, os profissionais recebem os materiais e assinam um termo de responsabilidade, que também serve para o controle responsável desses equipamentos”, disse o secretário informando que os profissionais de saúde receberam capacitação sobre o uso dos EPIs para trabalhar com segurança. “O treinamento englobou informações de quando usar e qual EPI é necessário; e como vestir, usar e retirar adequadamente o EPI de maneira a evitar a autocontaminação; como e quando descartar ou desinfetar (óculos de proteção e protetores faciais) e armazenar adequadamente os EPI após o uso; e as limitações do EPI. Também foram instituídos protocolos de manejo em tempos de pandemia pela Covid-19, incluindo a utilização de EPIs para garantir efetividade do entendimento pelos profissionais”, esclareceu Jardim.
Luiz Fernando também falou sobre a rotina de uso de EPIs no Hospital São Francisco de Assis. “Em relação ao Hospital Municipal, tivemos um aumento considerável do uso de equipamentos de proteção individual. Vale ressaltar que o aumento é ainda maior, sobretudo, quando há paciente em isolamento por Covid-19. Por isso incentivamos para que seja feito o uso racional e responsável de todos os equipamentos, assegurando a saúde do profissional e dos usuários dos serviços”, analisou o secretário.