PORTO REAL
No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta terça-feira, dia 15, a prefeitura está reforçando as ações de combate a este tipo de crime. Para isso, a administração municipal está em estado de alerta para os casos de violações dos direitos dos idosos no município.
A secretária de Assistência Social, direitos Humanos e Habitação, Valéria Sá, fala sobre a importância do dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. “A data visa conscientizar toda a sociedade sobre a existência da violência contra a pessoa idosa, para tornar as ações preventivas mais eficientes e facilitar a punição ao agressor, ou aos agressores caso elas aconteçam”, explica Valéria, destacando que quando se fala em violência logo vem à mente que sejam apenas física, porém, dados apontam que outros casos são bem comuns e aparecem num ranking como os mais denunciados no Brasil. “Dados apontam que a negligência com o maior percentual, atingindo 41%; seguido pela violência psicológica com 24%, que consiste em atos de humilhação, hostilidade e xingamentos; e ainda existe a violência financeira, que consiste, por exemplo, na retenção de salário e destruição de bens”, enumera.
Valéria ressalta que em 90% dos casos, a violência é praticada dento da casa da vítima e quase sempre os maiores agressores são os familiares próximos, como os filhos e netos. “Não podemos tolerar de forma alguma que os idosos sejam maltratados e que sejam vítimas de atos covardes, principalmente daqueles que deveriam protegê-los. Os idosos merecem toda a atenção e respeito, afinal são os autores da história familiar e social dos indivíduos”, declarou a secretária de Assistência Social.
O prefeito Alexandre Serfiotis ratificou as palavras da secretária Valéria Sá, frisando que é um dever de todos apoiar ações de combate a violência contra os idosos. “Os idosos merecem ter uma vida de qualidade com os direitos garantidos. Atos de violência são covardes e abomináveis, devendo sempre serem denunciados”, enfatiza o chefe do Executivo.
ACOLHIMENTO, ACOMPANHAMENTO E AUXÍLIO AO IDOSO
Em Porto Real, o equipamento responsável por acolher, acompanhar e auxiliar os casos de violações dos direitos, inclusive contra idosos, é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social “CREAS”, localizado na Rua Anselmo Martins, 142, no bairro Jardim Real e tem telefone (24) 3353 1492 para contato.
Caso alguém presencie ou tenha ciência de qualquer caso de violação dos direitos do idoso, basta denunciar pelos canais, Disque 100, pelo 190 (Polícia Militar) ou pelo número de WhatsApp (61) 9656-5008 da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos.