QUATIS
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos realizou na terça-feira, dia 23, um Workshop do Programa Empoderadas, promovido pelo Governo do Estado, que ajuda mulheres que já sofreram algum tipo de violência, além de evitar que outras estejam vulneráveis a qualquer tipo de brutalidade. Também foi feito uma visita técnica para a possibilidade de instituir o programa no município. O evento aconteceu no Centro Administrativo da prefeitura. Participaram do encontro o prefeito Aluísio d’Elias, o vice-prefeito e Secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Paulo Vitor da Silva, além dos cabos do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM)Ana Paula e Frazão que compõem a Patrulha Maria da Penha, a diretora do Instituto Ser Cidadão e presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/ Resende, Ednilda Teixeira, entre outros representantes de secretarias municipais.
O programa Empoderadas dá às mulheres consciência das situações de risco e como sair delas, além de orientar a fundo sobre os seus direitos e as leis de proteção. Outro pilar importante do programa é o esporte, pois é através dele que as aulas serão ministradas. Além de dar acolhimento, espaço de fala e defesa pessoal com aulas de artes marciais para as adolescentes e mulheres vítimas dessas violências, o programa almeja também o desenvolvimento da mulher, sua autonomia financeira e emocional, com capacitação para trabalho e levará em consideração a realidade do município.
O workshop foi conduzido pela ex-lutadora de MMA brasileira, especialista em segurança feminina, atriz, ativista e responsável pelo Programa, Érica Paes.
O secretário de secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do município, Paulo Vitor disse que o Workshop foi o primeiro passo da Gestão Municipal para a melhoria dos serviços direcionados à mulher em Quatis.