PORTO REAL
Os estudantes da rede municipal de ensino vão ter aulas relacionadas a Educação financeira. A Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo acompanhada da direção da Escola Integral Municipal Marina Graciani Fontanezzi, realizou, recentemente, um encontro com representantes da Instituição Financeira Cooperativa Sicoob, Giovanna Lyssa e Leidiane Alves da Gama.
Participaram do encontro a subsecretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo, professora, Giovana de Oliveira Silva; a diretora geral da unidade de ensino professora, Danielle Marquiole e o professor responsável pela disciplina Educação Financeira, Anaximandro Cominetti.
De acordo com a Secretaria de Educação, o encontro serviu para dar início a uma parceria para dar andamento a disciplina Educação Financeira que atualmente é ministrada para todos os alunos da nova escola.
Durante a reunião, foi debatido o processo de implementação de dois novos projetos: o “Cooperativa Mirim” e “Financinha”, ambos voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à Educação Financeira.
Com finalidade educacional e amparada no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e na Lei nº 5.764/71, que define a Política Nacional de Cooperativismo, o Programa Cooperativa Mirim incentiva e apoia, sob a orientação de um professor Orientador, a formação de cooperativas em escolas públicas, privadas, cooperativas educacionais e demais instituições de atendimento a crianças e jovens, entre a faixa etária de oito a 17 anos. “A metodologia ocorre de forma transversal e interdisciplinar, com o objetivo de desenvolver competências, hábitos e atitudes por meio de práticas pedagógicas que disseminam os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses com a comunidade, obtendo responsabilidades sociais, morais e coletivas dentro e fora do ambiente escolar. Outro projeto que será implementado ‘Financinha’, o qual faz uso de metodologia única e completa de educação financeira”, explica a subsecretária de Educação, Giovana de Oliveira Silva.
Segundo Giovanna Lyssa, representante do Sicoob, o programa visa apoiar professores, facilitando o diálogo sobre finanças com o público infantil em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata da educação financeira como tema transversal. Para isso, o conteúdo é apresentado em linguagem lúdica e acessível ao repertório da infância, abordando temas como sonhos, necessidades e desejos relacionados ao contexto financeiro.
“Estamos investindo nas ações voltadas para o ensino integral, em especial, estimulando a parceira com empresas privadas que possuem um programa rigoroso de responsabilidade social. Desta forma esperamos incentivar a cultura do empreendedorismo nos nossos alunos”, destacou o prefeito Alexandre Serfiotis.