ITATIAIA
A coordenação de Bem-Estar e a Implementação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação realizaram, uma capacitação visando a Formação “Multiplicadores de Educação Ambiental” no município. Ao todo 46 funcionários das equipes diretiva, técnica e de apoio de todas as unidades escolares da rede participaram do treinamento que aconteceu na segunda-feira, dia 27, no Clube Finlândia, no bairro Penedo. Também participaram três professoras e dois estagiários da Faculdade de Tecnologia (FAT) da UERJ; o gestor da Cooperativa de Trabalho Parceiros Recicla de Itatiaia, Cláudio Gomes, além da representante da Escola Bilíngue Maple Bear Penedo, Aime Accorsi, que recepcionou os participantes, já que ela também é secretária do Museu do Clube Finlândia.
O treinamento contou com dinâmicas de construção poética sobre Educação Ambiental e o desafio ambiental do plástico na natureza, com a coordenadora do Bem-Estar, Mariana Quinteiro. O evento seguiu com a apresentação da Implementadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Ana Rudge, sobre as leis ambientais do município e os conceitos e processos envolvidos na Gestão de Resíduos nas unidades escolares. Em seguida, as professoras Elaine Torres e Patrícia Nogueira da FAT-UERJ realizaram a dinâmica de sensibilização “Escola dos Sonhos: Gestão de Resíduos Ideal”. Após almoço no local, foi apresentado o projeto de extensão da FAT-UERJ, coordenado pela professora Carin von Mühlen. Em seguida, houve a exibição do curta “Flecha 2-O Sol e a Flor” e do minidocumentário realizado pela UNESCO “20 Ideias para Girar o Mundo”, com o Coordenador da Rede Povos da Floresta, o ambientalista e líder indígena Ailton Krenak.
A apresentação do gestor da Cooperativa de Trabalho Parceiros Recicla, Cláudio Gomes, abordou as ações que a Cooperativa desenvolve há dois anos no município e sua participação no Projeto da Secretaria de Gestão de Resíduos nas Escolas.
A programação foi encerrada com exibição de fotos mostrando o andamento do projeto de Gestão de Resíduos em duas escolas (piloto) da rede, que irá se estender a todas unidades, e com a apresentação do edital da Secretaria “Educação Ambiental Experiência Integradora Escola-Natureza”, cuja premiação será uma visita cultural e ambiental aos envolvidos diretamente nos projetos.