RESENDE
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria de Saúde, conseguiu agilizar as obras e deve entregar em breve a reforma e ampliação do pronto-socorro do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregory, que ficará maior e mais arejado, além de ter recebido nova mobília. Com isso, a unidade médica, que é considerada referência na região das Agulhas Negras, ficará mais completa para atender a população em geral, em especial diante do novo quadro causado pela chegada do coronavírus (Covid-19) no Estado do Rio. Devem ser dispensadas formalidades e as tradicionais cerimônias de inauguração.
Prevenção e antecipação
A prefeitura decidiu se antecipar e, de maneira preventiva, buscar alternativas para criação de centros de atendimento para casos de coronavírus (Covid-19), diferenciados dos já previstos na rede regular de saúde do município. Além disso, a ‘Sala de Situação’, que já havia sido criada para acompanhar casos de pessoas infectadas, foi transformada em um ‘Grupo Executivo’. Com isso, representantes de outros órgãos poderão participar das tomadas de decisão, além dos integrantes das unidades de saúde da cidade.
Além da proximidade da reabertura do pronto-socorro do Hospital de Emergência, outras unidades poderão ser adaptadas para atender a rede em possíveis casos da nova doença. No domingo, dia 15, uma equipe técnica capitaneada pelo prefeito Diogo Balieiro já havia visitado as instalações do novo Posto de Saúde que fica localizado onde ficava o antigo laboratório (ao lado do Posto do Estado), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Santa Casa.