BARRA DO PIRAÍ
No ano de 2025, a administração do município de Barra do Piraí conviveu com diversas dívidas herdadas do passado. Apesar dessa realidade, a prefeita Katia Miki organizou as finanças da prefeitura e honrou os compromissos do Poder Público, estando inteiramente em dia com suas obrigações legais junto ao Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC). Esse cumprimento foi devidamente reconhecido pelo Ministério da Fazenda e pela Secretaria do Tesouro Nacional.
O secretário de Planejamento de Barra do Piraí, Coronel Marcelo Pessoa, explicou a importância de manter as obrigações legais em dia e o impacto negativo que o não cumprimento dessas exigências junto ao CAUC pode causar ao município.
“Caso houvesse algum débito junto ao CAUC, a prefeitura não poderia receber emendas, recursos, convênios ou investimentos, como, por exemplo, os do PAC. Portanto, havendo esse imbróglio, novas benfeitorias, como escolas, unidades básicas de saúde e creches, atualmente em construção no município, seriam canceladas”, disse Coronel Pessoa.
Dessa maneira, a gestão Katia Miki entendeu que honrar os compromissos legais representava, também, garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população, uma vez que, caso houvesse pendências com essas obrigações, investimentos não entrariam no município, colaborando negativamente com o desenvolvimento da cidade como um todo. Segundo o Coronel, esses débitos junto ao CAUC já foram registrados na gestão passada.
“Em anos anteriores, por diversas vezes a prefeitura se endividou junto ao CAUC, resultando no bloqueio de investimentos para o município de Barra do Piraí, algo inaceitável e que colaborou negativamente para a qualidade de vida da população”, declarou Pessoa.
Todo esse processo desempenhado pela atual gestão garante a chegada de investimentos, convênios e emendas, que são revertidos em benefícios para a população. A prefeita Katia Miki reforça o reconhecimento da legalidade e do cumprimento das obrigações legais de sua administração.