VASSOURAS
Uma ação da Prefeitura de Vassouras, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, vai permitir que o vassourense possa se aproximar um pouco mais da história da cidade. Uma vez por mês a prefeitura vai organizar uma visitação específica para moradores até uma fazenda histórica da cidade de forma totalmente gratuita. O Programa “Visita nas Fazendas” tem como objetivo sensibilizar os moradores para o turismo e de certa forma envolvê-las na dinâmica da atividade turística no município.
Uma reunião do prefeito Severino Dias e do secretário Wanderson Farias com os proprietários das fazendas históricas foi realizada hoje, 10 na Câmara, e selou a parceria. Qualquer morador de Vassouras que comprovar a residência na cidade poderá participar do programa. As visitas inicialmente vão ocorrer no último domingo de cada mês. Para participar, basta que o morador da cidade compareça na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo munido do documento de identidade e de um comprovante de residência (cópia e original) para se cadastrar. A secretaria fica na Prefeitura Municipal de Vassouras, na Avenida Otávio Gomes, 395 – Sala 26.
As fazendas que vão participar inicialmente do programa são: Fazenda São Roque, Fazenda Cachoeira Grande, Fazenda São Luiz da Boa Sorte, Fazenda Cachoeira do Mato Dentro e Fazenda Santa Eufrásia. Cada mês, uma delas receberá as visitações. A Prefeitura de Vassouras vai disponibilizar um ônibus mensalmente para o trajeto até as fazendas. As vagas serão limitadas ao número de 45 pessoas. No ato da inscrição será informada a data, o horário e o local de saída para a fazenda. Quem não estiver devidamente inscrito não poderá participar do programa.
O prefeito Severino Dias se colocou à disposição para colaborar com as fazendas principalmente no que se refere a melhoria das estradas que dão acesso às fazendas e também a melhoria na sinalização. Além disso, combinou-se também de fortalecer o processo de comunicação e diálogo entre as fazendas e a prefeitura de Vassouras.
O secretário Wanderson Farias ressaltou que as fazendas históricas, belíssimos remanescentes do período áureo do café no Brasil, são responsáveis pela vinda de um grande fluxo de turistas para Vassouras, e que algumas delas estão totalmente integradas à atividade turística. “Precisamos ter atenção especial com as fazendas. Elas são um dos nossos principais atrativos, oferecem produtos turísticos muito interessantes e precisamos estar atentos às demandas delas, colaborando no que for possível para melhorar a experiência dos turistas que visitarem-nas”, falou Wanderson.
1 Comentário
Amei esse projeto! Isso precisa ser divulgado pois uma queixa que sempre ouço dos vassourenses é que aqui só se toma conhecimento dos eventos depois que já aconteceram.