PORTO REAL
A prefeitura, por meio da secretaria de Ordem Pública intensificou os trabalhos de conscientização dos motoristas realizados pela Diretoria Municipal de Trânsito em parceria com a Guarda Civil Municipal. Após um levantamento divulgado esta semana foi constatado que teve uma queda no índice de autuações nos últimos meses na ordem de 29,5% de janeiro a março de 2019. Também colabora para a diminuição no número de multas neste mês a Campanha Maio Amarelo, que este ano, traz o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O secretário de Ordem Pública, Elias Vargas, destacou que quanto menos for necessário multar melhor para a cidade é sinal de quem as regras de trânsito estão sendo respeitadas. “Para isso, estamos trabalhando principalmente com as ações educativas no trânsito. Essas atividades acontecem não só nessa época do Maio Amarelo, mas também durante todo o ano. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Temos realizado diversas ações nas principais vias do município, abordando os usuários do trânsito com informativos e as devidas orientações sobre a legislação”, disse o secretário.
AUTUAÇÃO
O diretor de Trânsito, Douglas de Souza, esclareceu como o condutor deve proceder caso seja autuado. “Caso o condutor receba alguma autuação pelos agentes de trânsito do nosso município, poderá recorrer junto à Comissão de Análise de Defesa da Autuação (CADA). A CADA analisará aspectos como: o preenchimento correto dos respectivos autos, o mérito da defesa interposta pelo condutor e troca de real infrator, quando provado, entre outras situações relacionadas. Caso não tenha a solicitação deferida (aprovada), o interessado pode entrar com recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), que analisará o mérito do recurso apresentado”, explicou Douglas.
De acordo coma secretaria de Ordem Pública, os recursos direcionados à CADA ou à JARI deverão ser devidamente protocolados na Diretoria de Trânsito, situada à Rua Fernando Bernardelli 1219 (fundos), no Centro da cidade. O recurso pode ser também apresentado via postal.