RESENDE
A prefeitura está realizando a “Operação Via Livre”, nesta quarta-feira, dia 15, com o objetivo de remover veículos em situação de abandono no município. Até fechamento desta reportagem, 18 veículos já foram autuados e três já foram removidos para o Depósito Municipal. A ação é norteada pela Lei Municipal 3.905 de 21 de dezembro de 2022, que prevê o recolhimento de veículos em situação de abandono em vias públicas.
De acordo com o superintendente municipal de Ordem Pública, César Ricardo Aureliano Laurindo, o município criou um grupamento comunitário, composto por dois guardas que ficam responsáveis pelo trabalho de fiscalização. O serviço atende denúncias e também realiza vistorias de rotina para identificar possíveis veículos abandonados.
O procedimento padrão começa com a ida até o local do abandono para verificar a situação. Na sequência, o veículo e o proprietário são notificados, com colagem do adesivo no veículo. O proprietário tem um mês para fazer a remoção. Caso não seja feito, o veículo será recolhido pela gestão municipal e, posteriormente, levado a leilão.
A ação está sendo realizando desde o final de semana, quando foram percorridos os bairros Vila Julieta, Paraíso e Jardim Tropical. O resultado foram dez veículos autuados. “A Operação Via Livre é de extrema importância para a ordem pública da cidade, pois além de limpar as ruas, evita a criação de focos de mosquito e a proliferação de outros animais. Essa é uma demanda da população que estamos empenhados em atender, seja através das denúncias recebidas ou das vistorias que fazemos pelos bairros da cidade. O destino desses veículos são os leilões que serão realizados em breve”, explicou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
As denúncias devem ser feitas através da Ouvidoria Geral do Município. Por telefone, os números de contato são (24) 3354-6000(24) 3360-6200, o (24) 3360-6191 ou o trígito 162. A denúncia também pode ser feita pelo portal e-Ouv, através do site eouv.resende.rj.gov.br