Prefeitura faz Campanha de Sensibilização Contra o Trabalho Infantil no Carnaval na Feira Livre de Resende

Por Cyntia Freitas

RESENDE

A Feira Livre do Parque das Águas será palco neste domingo, dia 12, de uma ação promovida pela prefeitura, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, de sensibilização contra o trabalho infantil no Carnaval, com o tema “Neste carnaval não pule a infância. Trabalho infantil não é folia. Junte-se ao bloco do combate ao trabalho infantil”. As iniciativas serão tanto na Feira Livre como no Calçadão da Avenida Albino de Almeida, no bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade, na próxima terça-feira, dia 14, acontecem no período das 9 horas ao meio dia.

As equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil realizarão uma abordagem às pessoas que estiverem nos locais, visando a sensibilização contra o trabalho infantil. Além de distribuir panfletos com informações sobre o programa e como denunciar estas situações. “A ideia é criar uma campanha de sensibilização contra o trabalho infantil, principalmente durante essa época de carnaval. Nestas abordagens dos dias 12 e 14 informaremos sobre o que é o PETI, como procurar ajuda em possíveis casos de trabalho infantil e canais de denúncias. Queremos com a sensibilização mostrar que há um programa responsável por este tema em Resende, que é o PETI. Esperamos com estas duas ações reforçar a importância de erradicar as formas de trabalho infantil”, informa a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), criado pelo Governo Federal, é uma iniciativa que visa proteger crianças e adolescentes, inseridos em atividades laborais, com ou sem finalidades econômicas, sem qualquer amparo legal. O objetivo principal é erradicar as formas de trabalho infantil, e principalmente suas piores formas, em um processo de resgate da cidadania e inclusão social. “O PETI ainda busca mobilizar em todo o município, não apenas a rede socioassistencial, como também o terceiro setor na superação do trabalho infantil, com o foco no trabalho infantil doméstico, abuso e exploração sexual e tráfico de drogas.

Quando o PETI identifica a situação de trabalho infantil, o programa encaminha a criança ou adolescente e sua família para acompanhamento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A partir disso, o PETI monitora e verifica se a situação poderá ocorrer novamente, buscando fortalecer o vínculo familiar e a garantia de direitos das crianças”, explica a secretária.

No município, o PETI funciona na Rua Coronel Alfredo Sodré, n°200, no bairro Manejo. Informações no telefone: (24) 3360-9516. Em casos de situações de trabalho infantil, a denúncia pode ser feita pelo Disque 100.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos