PORTO REAL
O secretário de Meio Ambiente do município, Mauro Ettore, entregou a premiação do estudante vencedor do Projeto do Centro de Educação Ambiental (Cescola) que foi implantado no Ciep 487 – Oswaldo Luís Gomes, no bairro Freitas Soares. O concurso elegeu o mascote do Projeto Cescola. Na unidade escolar foram instaladas composteiras que produzirão adubo orgânico para a horta. Também foram premiados, o segundo e terceiro lugares. A premiação aconteceu na quarta-feira, dia 13.
Com 2.660 votos, a árvore Acácia foi escolhida pelos internautas. O desenho, que foi feito pelo estudante Gabriel Lima Santos, da turma 604, foi um dos três finalistas do concurso, cuja votação aconteceu por meio do Instagram da Prefeitura de Porto Real. O estudante Gabriel representou a Cultura Italiana em sua árvore, fazendo também analogia ao meio ambiente. Com o primeiro lugar confirmado, Gabriel levou para casa uma bicicleta novinha.
Já em segundo lugar, o cãozinho do aluno Calebe Barroso da Silva, da turma 903, recebeu 2.599 votos. O mascote, chamado de Alex, o agricultor é uma homenagem ao cãozinho vira lata que fica sempre na própria escola e é a alegria da criançada. Enquanto que em terceiro lugar ficou o desenho da aluna Pietra Gabrielli Barbosa da Silva, da turma 603. A plantinha representava o projeto Cescola e obteve 720 votos.
Segundo Mauro Ettore, o Projeto Cescola é um projeto resultado de uma parceria entre as Secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, com a Universidade Federal Fluminense, através do Departamento de Engenharia e Agronegócios. “Através do Projeto, os estudantes utilizam a reciclagem de resíduos sólidos urbanos (resíduos domésticos) como tema para geração da consciência ambiental. Agora, com um mascote criado através dos próprios estudantes, esperamos maior identificação e quero parabenizar o aluno Gabriel pelo excelente trabalho”, disse o secretário.
PROJETO CESCOLA
As composteiras fazem parte do Projeto Educativo Cescola realizado em parceria com a Prefeitura de Porto Real e a Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Departamento de Engenharia e Agronegócios e as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente.
O objetivo do Projeto do Centro de Educação Ambiental (Cescola) é de promover a consciência socioambiental em crianças, jovens e adultos; além de difundir tecnologias e capacitação técnica para implantação de práticas sustentáveis. Ele utiliza a reciclagem de resíduos sólidos urbanos (resíduos domésticos) como tema para geração da consciência ambiental.