Forte temporal causa estragos em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

As fortes chuvas que atingiram o município na noite da última sexta-feira causaram diversos transtornos.  As chuvas provocaram alagamento de vias públicas, o rompimento da adutora da Rua 207, interrompendo o fornecimento de água para a Região Leste e a queda dos tapumes da obra do Palácio Barão de Guapy, no Centro, e do Edifício Cores da Barra, na Albo Chiesse, obra privada e que está paralisada há pelo menos quatro anos.

Equipes da prefeitura têm trabalhando desde ontem para minimizar os estragos provocados pelo temporal que caiu na região.

Informe preliminar da prefeitura também dá conta de alagamento em pontos específicos do bairro Ano Bom. O problema ocorreu por falta de vazão das redes existentes. Nas imediações do edifício Acácia Amarela já existe projeto de intervenção previsto para agosto, já que essa obra não pode ser realizada no período de chuva. Na região dos bares e restaurantes da Rua João Valiante o alagamento ocorreu por falta de vazão da drenagem e galeria da rede de águas pluviais. No local será feito o redimensionamento das caixas coletoras das águas pluviais.

Segundo o coordenador da Defesa Civil-BM, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, em uma hora e meia de chuva o pluviômetro instalado no Parque da Cidade registrou um volume de 55 mm de chuva. Na Vila Orlandélia, esse número subiu para 75 mm. A previsão dos institutos de meteorologia era de 10 mm. O nível do Rio Barra Mansa subiu cerca de um metro, mas não houve registro de transbordamento.

Equipes do serviço público estão atuando em diversas frentes de trabalho. Na Região Leste as ações de limpeza e desobstrução das vias públicas estão concentradas no bairro Nove de Abril e São Judas Tadeu, onde houve registro de queda de uma enorme quantidade de lama da Rua da Mineira.

O Saae–BM se colocou à disposição do Saae-VR para equacionar o rompimento da adutora de água na rua 207, no Conforto, e assim restabelecer o fornecimento de água para a Região Leste.

“Interrupção  do fornecimento de energia. Problema constante.Durante a madrugada houveram atendimentos para correção dos problemas causados pela chuva. Contudo, pela reincidência, sugiro a cada consumidor que tiver sido prejudicado procurar o PROCON. E já solicitei ao Deputado Marcelo Cabeleireiro para que convoque a LIGHT na Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos e o plano de resolução desse problema. A cidade não está em débito com a empresa. Muito pelo contrário, parcelamos a dívida que existia de 2016 pra trás, e estamos em dia com todo o parcelamento. É inadmissível que tenhamos esse fornecimento precário”, destaca o prefeito Rodrigo Drable (MDB).

Mais chuva

De acordo com o site Monitoramento Climático, além da chuva volumosa a cidade foi atingida por uma tempestade elétrica severa, uma quantidade absurda de raios, fortes rajadas de vento também foram registradas.

Para hoje, o site informa que a chuva já se espalha mais pelo estado, principalmente pelo centro-sul Fluminense (Costa Verde, Médio Paraíba Fluminense, Grande Rio e Região Serrana), no Centro-norte Fluminense a chuva volta a acontecer também, ela chega igualmente forte só que de forma bem mais localizada.

O domingo deve ser de alerta para chuva volumosa principalmente no Centro-Sul do estado do RJ, ainda efeito da presença da frente fria e do aprofundamento sistema de baixa pressão na costa.
Essa chuva além de volumosa principalmente nas cidades do Médio Paraíba Fluminense e Costa Verde no Sul do estado ela também pode vir acompanhada de raios, rajadas de vento e risco de queda de granizo em alguns pontos. A chuva também se espalha mais pelo Centro-Norte do estado e são esperadas fortes pancadas de chuva com o pacote completo de raios, rajadas de vento e bons volumes em pontos isolados.

 

 

Deixe um Comentário