RESENDE
Preocupada com os estudantes da rede municipal de ensino que têm restrição alimentar, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação do município, vai distribuir alimentos de acordo com a dieta nutricional dos alunos. A novidade atenderá alunos com diabetes, alergia a leite, alergia a ovos, intolerância a lactose, doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.
Cerca de 600 toneladas de alimentos já foram entregues para famílias dos 14 mil alunos, por conta da suspensão das aulas durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A secretária de Educação do município, Rosa Fresh, esclareceu que o reforço será direcionado a alunos com laudo atestando a restrição nutricional devido a problemas de saúde. “Com isso, a novidade atenderá alunos com diabetes, alergia a leite, alergia a ovos, intolerância a lactose, doença celíaca ou sensibilidade ao glúten”, informou a secretária.
Através de um levantamento feito pela Secretaria, 65 alunos se encaixam nas condições especificadas e receberão o reforço nesta quinta-feira, dia 02. Entre os itens entregues estão alimentos como: adoçante e produtos diet, para os alunos que têm diabetes, macarrão e biscoitos sem glúten, para alunos com restrição ao glúten, macarrão sem ovos, para alunos com alergia, a ovo, alimentos isentos de leite, para os alunos alérgicos à proteína do mesmo e produtos sem lactose, para alunos intolerantes ao açúcar do leite.
“Logo no início da pandemia, a gestão municipal não mediu esforços e não pensou duas vezes antes de disponibilizar os kits alimentícios e não desamparar os alunos que ficaram sem a valiosa alimentação feita no período escolar. Agora, aprimorando ainda mais esta medida, foram identificados os alunos com necessidades específicas e a gestão municipal, atenta e preocupada com a nutrição dos alunos, tratou de complementar os kits com os alimentos adequados”, destacou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
ENTREGA DOS KITS ALIMENTÍCIOS
Até o momento, a Prefeitura de Resende entregou três remessas de kits alimentícios, nos meses de abril, maio e junho. Neste processo, todas 64 unidades educacionais do município foram contempladas, incluindo escolas, creches, centros e programas, tanto da zona urbana quanto da zona rural. A medida seguirá até que as aulas voltem à normalidade. Também é válido lembrar que a entrega acontece de forma estruturada e organizada, sem que sejam formadas aglomerações nas unidades.
Como vem acontecendo durante todas as etapas de entregas dos kits alimentícios, os responsáveis pelos alunos com necessidades específicas na alimentação foram informados e a entrega foi feita na unidade escolar, de forma organizada.