ITATIAIA
Uma parceria entre a prefeitura e o Departamento de Recursos Minerais (DRM) deu início a um levantamento das áreas de risco iminente a problemas relacionados a intempéries climáticas no município.
O trabalho, acompanhado pela Defesa Civil Municipal, foi iniciado esta semana e, consiste em detalhar as áreas consideradas propensas à ocorrência de incidentes para que seja criado um plano preventivo de operação.
De acordo com o cronograma, além das regiões serranas de Maromba e Maringá, o levantamento será realizado no bairro Penedo e na área Central da cidade, que contempla os demais bairros do município. “Depois dos relatórios prontos e verificados por nossa equipe e pela Secretaria de Obras, encaminharemos um ofício ao diretor do Departamento de Recursos Minerais, no Estado do Rio de Janeiro solicitando que façam o mapeamento de todas as áreas visitadas conforme os relatórios emitidos pelos técnicos”, explicou o diretor da Defesa Civil Municipal Civil, André Müller.
Segundo o diretor, com base nesse estudo, também será possível identificar as áreas e comunidades em situação de vulnerabilidade e sugerir ações para traçar planos e projetos para minimizar os problemas encontrados. “Com esse relatório a Prefeitura poderá solicitar o mapeamento completo para saber com mais exatidão qual é a situação de cada local e fazer o planejamento para a execução de um trabalho mais preciso”, disse Müller.