VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) intensifica as limpezas em diversos pontos da cidade com o intuito de diminuir os impactos das chuvas fortes, muito frequentes nos próximos meses e por consequência alagamentos. Segundo o secretário de Infraestrutura, Jerônimo Telles, as ações estão sendo tomadas desde fevereiro e foram registrados mais de 100 bueiros desobstruídos em 30 dias.
O trabalho está sendo feito na cidade diariamente, incluindo os finais de semana e os feriados. “Estamos realizando este trabalho de manutenção e limpeza desde fevereiro. Estamos atuando ainda na limpeza de córregos, na desobstrução de galerias, construção de bocas-de-lobo, bueiros e recuperação do sistema de escoamento de águas pluviais”, disse Jerônimo.
O secretário disse ainda sobre medidas básicas preventivas que os moradores podem fazer como não deixar sacolas de lixo na rua com muito tempo de antecedência do horário do caminhão de coleta, pois a chuva pode vir e carregá-las para os bueiros, e descartar garrafas e latas em locais apropriados.
“Outra orientação é não deixar restos de materiais de construção expostos na via pública. Esses resíduos, deixados nas calçadas, por exemplo, vão parar dentro dos bueiros e entopem as galerias. A matéria orgânica e o lixo, resultado de varrições, devem ser recolhidos e devidamente acondicionados para o descarte adequado”, alertou Telles.
Período Chuvoso
O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, sancionou o Decreto 16.830, para eliminar possíveis danos naturais e perdas para a população. No decreto está estabelecido o estado de alerta de verão, onde há o período chuvoso para a cidade de Volta Redonda válido de 1º de novembro de 2021 a 31 de março de 2022. A Defesa Civil executa ações preventivas neste período no socorro emergencial da população podendo utilizar toda a estrutura administrativa da prefeitura, órgãos e secretarias municipais, como é o caso da SMI. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.