RESENDE
Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão realizando nesta quinta-feira, dia 14, mais um mutirão de combate à dengue no município. Desta vez, o mutirão acontece no bairro Parque Minas Gerais, além dos Condomínios Gardênia e Tulipa.
Durante a ação que acontece entre 8 e 14 horas, os agentes, vão visitar as residências em busca de possíveis focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, orientar moradores, realizar a limpeza de materiais inservíveis e recolher entulhos que possam acumular água parada.
O mutirão conta com o apoio de diferentes departamentos da administração municipal, como Serviços Públicos, Fiscalização de Postura, Vigilância Sanitária, Ouvidoria, dentre outros.
O secretário de Saúde, Jayme Neto, disse que mesmo antes da epidemia da dengue em todo o Brasil, o governo municipal já realizava diariamente em Resende ações de visitas domiciliares, porém, com a atual situação, precisamos mobilizar uma equipe maior para a frente de atuação. “É importante reforçar que, além das ações diárias do poder público, a população também precisa fazer a sua parte. Os 10 Minutos Salvam Vidas são essenciais para que o combate à dengue seja efetivo. Por isso, faz-se necessário que os moradores também estejam atentos aos cuidados em seus quintais, que não demandam tanto tempo, mas são significativos para o zelo com a sua saúde e a do próximo”, disse o secretário.
Além das ações do mutirão, a Prefeitura de Resende também prepara um cronograma para o carro fumacê UBV percorrer os bairros de toda a cidade, em horários estratégicos, focado nos horários em que há maior circulação do mosquito Aedes aegypti.