RESENDE
A Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência de Habitação do Município, está convocando os moradores da região do Grande Paraíso para participarem da Segunda Fase da Regularização Fundiária. Desde o início deste mês, equipes da administração municipal, em parceria com o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), estão percorrendo o Grande Paraíso, cumprindo a primeira etapa do processo de Regularização Fundiária do bairro.
Segundo a Superintendência de Habitação do município, a atividade visa aprimorar o conhecimento geográfico e o mapeamento das áreas a serem regularizadas, contribuindo para o desenvolvimento urbano sustentável de Resende. A ação conta com três topógrafos utilizados por uma equipe de três técnicos responsáveis pela topografia do bairro.

Moradores do Grande Paraíso devem agendar entrevistas para a segunda fase do processo de Regularização Fundiária – Redes Sociais
A superintendente de Habitação, Alessandra Brandão, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura de Resende e o ITERJ para a continuidade do plano de desenvolvimento sustentável do município. “A topografia detalhada ajudará na elaboração de projetos urbanos mais eficazes, na otimização de recursos municipais e na garantia de serviços básicos à população. Esta é mais uma etapa da ação de regularização fundiária que promove a segurança jurídica e social dos ocupantes de terras para legitimar suas posses”, explica a superintendente.

Alessandra Brandão enfatizou a necessidade de dar início à etapa de entrevistas nas residências – Redes Sociais
Alessandra enfatizou a necessidade de dar início à etapa de entrevistas nas residências. “A Regularização Fundiária é um processo legal que visa regularizar a situação jurídica da propriedade do imóvel, garantindo os direitos de posse e propriedade aos moradores. Nesta visita técnica, os técnicos da Iterj só conseguem fazer o cadastro dos moradores no aplicativo do Instituto. Isto porque o lote já está demarcado no aplicativo, por meio dos serviços de topografia e do sobrevoo do drone no terreno, garantindo que o lote é realmente do morador. Os dados da documentação, como identidade, documento de compra e venda entre outros, serão inseridos no aplicativo. Os técnicos não conseguem fazer este serviço em outra área, só nas residências das pessoas. Só com estes documentos, é que os técnicos vão conseguir dar a titularidade do imóvel”, explicou a superintendente.
Para participar da segunda fase da Regularização Fundiária, onde a equipe do Iterj realiza as entrevistas nas residências, os interessados devem se dirigir à Superintendência de Habitação ou à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município, no Pátio Administrativo da Prefeitura de Resende, de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18 horas. Ou entrar em contato pelos telefones (24) 3360-3111 e 3360-4459.