QUATIS
Em um levantamento feito pela Prefeitura de Quatis, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA), foi detectado que 746 árvores foram manejadas em áreas urbanas do município. Segundo dados da Secretaria de Sustentabilidade e Ambiente, só em 2024, o departamento recebeu cerca de 155 processos administrativos de solicitação de poda e corte de árvores, sendo 81 processos para manejo de árvores em áreas públicas e 74 em áreas privadas.
As ações de manejo incluem podas de limpeza, como a retirada de galhos velhos, secos, brotações e erva-de-passarinho. Também destacam-se podas para retirada de galhos baixos que prejudicam a passagem de pedestres em vias públicas, podas para liberar a iluminação de postes e lâmpadas de rua, equilibrar a copa das árvores, e a supressão de árvores em risco de queda.
“O serviço é realizado após uma avaliação técnica com profissionais da área, que avaliam o risco para a poda ou supressão. Após a vistoria, os técnicos emitem uma autorização para executar o serviço de manejo, garantindo a segurança técnica para a arborização urbana,” informou a Secretaria.
A equipe explica ainda que as atividades que envolvem a retirada ou poda de galhos em contato com a rede elétrica são encaminhadas para a Light, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, onde são executadas de acordo com o cronograma da empresa.