ITATIAIA
A Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria de Administração, enviou para a Câmara dos Vereadores a proposta de reajuste salarial para os servidores municipais. Ela está nas mãos das Comissões de Finanças e Justiça e deverá ser votada no início da próxima semana devido à data-base dos servidores ser no mês de fevereiro.
Na proposta, a previsão é de que para todos os servidores, incluindo concursados, cargos em comissão, contratados por tempo determinado em caráter excepcional, estagiários e também sobre o valor nominal da função gratificada, o reajuste seja de 4,48%. O percentual apresentado é de acordo com a inflação do ano passado, com exceção dos professores, agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemias.
Os professores que tiveram o piso reajustado pelo governo federal em 12,84% terão seus salários corrigidos em 13,87%, acima do determinado pela lei, devido a uma defasagem do ano anterior. Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias terão seus salários fixados com base na lei 13.708, de 14 de agosto de 2018, em R$1.400. Estão incluídos ainda nos reajustes os cargos em provimento do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itatiaia (Iprevi), inativos, pensionistas e outros beneficiários.
Segundo o prefeito Eduardo Guedes, a valorização dos servidores é um compromisso. “Em nossa gestão temos um compromisso com a valorização dos servidores e por isso prezamos pelo cumprimento das leis que os beneficiam, assim como procuramos, quando possível, caminhar um pouco mais, como aconteceu no fim do ano passado quando pudemos conceder um abono aos funcionários”, disse Eduardo Guedes.