ITATIAIA
A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou, na tarde de segunda-feira, dia 26, uma reunião com equipes da administração municipal para a elaboração de um Plano Emergencial Intersetorial de Crise, voltado à prevenção, à resposta rápida e à redução dos impactos provocados pelas chuvas intensas previstas para os próximos dias no município. O encontro contou com a participação e parceria das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Habitação, Educação, Saúde, Obras, Procuradoria, Planejamento, Defesa Civil e Comunicação, além da presença da vice-prefeita, Angela Maria Barbosa Sampaio, a dona Angela.
Durante a reunião, foram debatidos os riscos e impactos já identificados, a definição de estratégias preventivas e ações emergenciais, bem como o alinhamento dos fluxos de atendimento à população em situação de vulnerabilidade, com a definição clara de responsabilidades e protocolos de atuação conjunta entre as secretarias.

Gabinete de Crise vai unificar planos de contingência do município – Redes Sociais
Atualmente, o município conta com três planos de contingência em vigor: Saúde, Defesa Civil e Assistência Social. Como encaminhamento do encontro, foi definida a criação de uma Comissão de Gabinete de Crise, responsável por unificar esses instrumentos na elaboração do Plano Municipal de Contingência. O documento irá estabelecer procedimentos, responsabilidades e ações coordenadas de resposta, preparando a cidade para situações de desastre.
A iniciativa tem como principal objetivo reduzir danos materiais, ambientais e, sobretudo, humanos, promovendo uma atuação integrada de todos os órgãos da administração municipal e considerando os desafios impostos pelas mudanças climáticas. “O encontro reuniu diversas secretarias que atuam de forma transversal, reforçando a importância do trabalho integrado, do planejamento conjunto e da atuação coordenada entre as políticas públicas. A atualização do plano é fundamental para garantir respostas mais rápidas, organizadas e eficientes, assegurando proteção, cuidado e direitos à população em momentos de maior vulnerabilidade. Seguiremos trabalhando de forma responsável, preventiva e articulada, fortalecendo a rede e preparando o município para agir com eficiência diante de qualquer situação emergencial”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Érika Menegatti.
A prefeitura segue em estado de atenção, monitorando as ocorrências que possam surgir em decorrência das chuvas e reforçando as ações preventivas para garantir a segurança da população. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.



