ITATIAIA
A fim de controlar o descarte de entulhos da construção civil, de resíduos volumosos e manter a limpeza da cidade, a Prefeitura de Itatiaia está disponibilizando caçambas estacionárias, em pontos estratégicos. O objetivo é facilitar o descarte adequado de lixo verde e resíduos da construção civil. Medida também visa promover a conscientização ambiental e melhorar a qualidade de vida no município.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Altamir Barreto, destaca a importância do uso correto desses recipientes, para assegurar a preservação do meio ambiente e a eficiência do serviço prestado. Ele diz que vale observar que lixo verde são restos de podas de árvores, folhas, galhos, arbustos e outros resíduos provenientes de jardinagem e paisagismo. Ao utilizar as caçambas para esse tipo de descarte, é essencial seguir algumas diretrizes. A primeira delas é certificar-se de que o material descartado seja exclusivamente de origem vegetal, sem adição de produtos químicos, plásticos ou qualquer outro tipo de resíduo. “ O ideal é evitar colocar os resíduos em sacos plásticos. Acondicione-os soltos, facilitando o processo de reciclagem e compostagem. Verifique a caçamba mais próxima de sua localização e dirija-se até lá para realizar o descarte de forma correta”, explica Altamir.
Já em relação aos resíduos da construção civil, aqueles provenientes de obras e reformas, tais como entulhos, restos de materiais de construção, telhas, tijolos, entre outros, ao usar as caçambas para esse tipo de descarte, Altamir explica que é recomendável observar que os resíduos sejam exclusivamente provenientes desta natureza. “Não descartem materiais perigosos, como tintas, solventes, produtos químicos ou substâncias inflamáveis. Esses itens requerem tratamento especializado e podem causar danos ambientais significativos. Façam o descarte de maneira organizada, empilhando os materiais de forma a otimizar o espaço na caçamba e garantir a segurança durante o transporte”, adverte o secretário.
Barreto lembra que é proibido o descarte de lixo doméstico. Segundo o secretário, esses resíduos são coletados regularmente pelos serviços de limpeza urbana. “O correto é separar e colocar seus lixos domésticos nas lixeiras apropriadas. Ao adotarmos práticas conscientes de descarte de lixo verde e resíduos da construção civil, estamos contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável. Além disso, estamos promovendo a preservação dos recursos naturais, e a redução da poluição”, frisa Altamir.