BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou nesta sexta-feira, 18, um mutirão de perícia médica para a concessão do Passe Livre Municipal para usuários que tenham algum tipo de deficiência ou que possuam doenças crônicas como Aids, câncer, tuberculose, diabetes e uma série de outras comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde.
Os exames aconteceram no Centro do Idoso, no bairro Ano Bom, e contaram com o atendimento de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social e médico. A perícia foi feita através de uma solicitação realizada pelo usuário.
A agente da Secretaria de Assistência Social, Marcia Estrella, falou o porquê da ação. “Esse mutirão está acontecendo devido às 250 perícias que estavam paradas e atrasadas na secretaria. Essa é a nossa última perícia do ano, em termos de mutirão, pois estamos zerando hoje a fila. Agora nós vamos fazer esse trabalho a cada dez dias para que assim as pessoas possam continuar o tratamento e continuar a tocar a vida”.
Marcia ainda destacou a necessidade de garantir o auxílio neste momento. “Essa ação é muito importante, pois são pessoas de muita necessidade, são mães que têm filhos autistas, que precisam fazer tratamento de câncer e hemodiálise. Esses são tratamentos que precisam ser feitos duas ou três vezes por semana na cidade. Com essa carteira, esperamos que eles possam ir e vir para o tratamento. Isso é muito importante porque eles não têm condições de pagar a passagem três vezes na semana”, completou.
O Gerente Administrativo da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Leomar Gomes, agradeceu à equipe em nome do prefeito Rodrigo Drable e do secretário J Chagas. “Essa realização só foi possível pela contribuição de todos da nossa equipe. Nós da secretaria de Assistência Social temos dentro da nossa Pasta, a parte de acessibilidade e passe livre para deficientes. Esse mutirão que nós estamos promovendo hoje é justamente para atender essa demanda. Acompanharemos esse trabalho agora com o Sindpass para tentarmos realmente fazer com que eles sejam agraciados com esse direito, que é o passe livre”.