BARRA MANSA
No próximo sábado, dia 16, acontece em Barra Mansa o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Pais e responsáveis de crianças e adolescentes entre zero e 16 anos, 11 meses e 29 dias, poderão conduzi-los aos postos de saúde para atualizarem o esquema total de 18 vacinas previstas no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal. A campanha teve início no último dia 1º e segue até a sexta-feira, dia 29.
De acordo com a coordenadora de imunização de Barra Mansa, Marlene Fialho, o Ministério da Saúde promove a campanha para adolescentes até 15 anos, mas o município ampliou a idade, pois muitos jovens estão com as cadernetas desatualizadas. “O Dia D pode auxiliar o município a atingir 100% de cobertura vacinal; cujo índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%. Temos até o fim do ano para atingir essa meta, mas é importante destacarmos aos pais e responsáveis a importância de sempre manterem o cartão de vacina das crianças e adolescentes atualizados. Muitos deixaram de procurar os postos durante a pandemia, mas não podemos negligenciar as demais doenças. Muitas têm prevenção pela imunização, mas a poliomielite, por exemplo, está sob o risco de retorno; o sarampo, que era uma doença erradicada, voltou a circular entre a população”, alertou Marlene.
A coordenadora destaca ainda, que é preciso levar a caderneta para que a atualização seja feita. “Só saberemos se tem alguma vacina em atraso, ou que está no momento de tomar, quem apresentar o cartão, pois ele revela a história vacinal da criança e do adolescente”, ressalta a coordenadora; destacando que não haverá aplicação indiscriminada de doses.
As crianças poderão colocar em dia as vacinas BCG, hepatites A e B, pentavalente, pneumocócica 10-valente, poliomielite (VIP e VOP), rotavírus, meningocócica C (conjugada), febre amarela, tríplice viral, tetra viral, tríplice bacteriana, varicela e HPV.
Já para os adolescentes, os imunizantes são contra: HPV, dupla adulto, febre amarela, tríplice viral, hepatite B e meningocócica ACWY.
Multivacinação e Covid-19
Os adolescentes que já receberam a primeira dose contra Covid-19, ou que estão próximos de receber, podem atualizar as cadernetas mesmo assim. “No sábado, 16, não haverá aplicação de doses contra Covid-19 para os adolescentes de 12 a menores de 17 anos, pois estaremos focados na atualização das cadernetas. Porém, as segundas doses agendadas serão feitas normalmente. A rotina contra a Covid para esse público retorna na segunda-feira, 18, nos 30 postos de saúde da cidade”, explica Marlene.
O intervalo entre uma vacina e outra foi desconsiderado pelo Ministério da Saúde. Então, o adolescente que tiver alguma vacina em atraso pode ir até o posto de saúde no sábado. Se ele já tiver no momento de receber a D1 contra Covid, será encaminhado para receber a primeira dose já na segunda-feira, dia 18.
UBSs e Sirenes
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Sirenes estarão abertas das 8 às 17 horas no Dia D da Campanha. “Orientamos que somente um responsável acompanhe a criança ou adolescente, para evitar aglomeração. Manteremos os cuidados sanitários para minimizar o risco de contágio de Covid-19 em todas as unidades”, conclui Marlene Fialho.
Erradicação da Paralisia Infantil
Entre as vacinas disponíveis durante a Campanha Nacional de Multivacinação está à contra poliomielite. A erradicação desta doença, que causa a paralisia infantil, é uma iniciativa global do Rotary Club. Por isso, seus parceiros lideram trabalhos de combate à doença desde 1985, através da Campanha Pólio Plus.