BARRA MANSA
A partir desta sexta-feira, 26, mais 50 moradores de Barra Mansa passarão a enxergar melhor. A vice-prefeita Fátima Lima e o gerente da Fábrica de Óculos Municipal, Joel Valcir Pereira, entregaram a idosos e estudantes com até 15 anos os dispositivos para auxiliar, corrigir ou proteger a visão. A distribuição, gratuita, aconteceu na própria Fábrica, localizada no pátio da Prefeitura, no Centro.
Durante a entrega, Fátima Lima relembrou de quando a ação foi iniciada em Barra Mansa. “Tudo começou há muitos anos, quando um dos avôs do prefeito Rodrigo Drable, que se chamava Marcello, foi prefeito, e o outro avô dele, Aluízio, foi secretário de Educação de Barra Mansa. Eles perceberam que alguns alunos fechavam os olhos para enxergar o quadro. A dificuldade na visão refletia na dificuldade de aprendizado. A partir daí, desenvolveram um projeto para testagem e distribuição de óculos para as crianças. Em 2019, quando o Rodrigo e eu assumimos o governo Municipal, abrimos a Fábrica de Óculos e pudemos, através dela, solucionar esse antigo problema”, disse Fátima.
Fátima também enfatizou que a Saúde é prioridade da atual gestão. “Sou muito feliz por ser a vice-prefeita do prefeito Rodrigo Drable, pois ele trabalha muito e sabe onde destinar os recursos municipais. É muito bom poder devolver à população o que a gente arrecada com os impostos, por exemplo. Enfrentamos dificuldades. É como em nossa casa, que às vezes o dinheiro que temos não dá para fazer tudo o que gostaríamos, por isso, precisamos priorizar. Aqui, em Barra Mansa, a nossa prioridade é a Saúde e o bem-estar da população”, destacou a vice-prefeita.
Presente na entrega dos óculos, o gerente da Fábrica também destacou a preocupação do prefeito em adquirir produtos de qualidade. “Poder atender o público para o qual o programa é destinado – crianças de 0 a 05 anos e idosos acima de 60 – é uma satisfação. E fazemos isso da melhor forma, pois é uma exigência do prefeito Rodrigo Drable que o material que utilizamos na Fábrica de Óculos seja de excelente qualidade, tanto as armações quanto as lentes”, disse Valcir, agradecendo todos os envolvidos no processo.
Quem ficou satisfeito com a entrega foi o senhor Antônio Torres, de 83 anos. Ele enfrenta dificuldades para enxergar de perto. “Agora vou poder assinar meu nome sem meus olhos lacrimejarem. Esperei pouco tempo pelos meus óculos. Estou muito feliz”, destacou.
Não enxergar mais o mundo como um grande borrão também foi motivo de alegria para o estudante Ryan da Silva Bento, de 07 anos. “De longe ficava tudo embaçado. Agora vou conseguir ver melhor”.