BARRA DO PIRAÍ
Entendendo que as discussões sobre o meio ambiente, a ecologia e a sustentabilidade têm se mostrado cada vez mais necessárias na atualidade, na sexta-feira (24) a prefeitura de Barra do Piraí, por intermédio da secretaria municipal do Ambiente, organizou a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento ocorreu no auditório do Colégio Arco Verde das 9 às 17 horas.
O encontro seguiu as diretrizes propostas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que dispôs cinco eixos temáticos para debater durante o evento. Cada um desses assuntos foi abordado por palestrantes. Os temas e seus respectivos conferentes foram: Mitigação: redução dos efeitos dos gases de efeito estufa; cuja palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo da secretaria municipal do Ambiente, Humberto Dias. Adaptação e preparação para desastres: prevenção de riscos e redução de danos; tendo sido explanado por Rafael Champion, secretário municipal de Defesa Civil. Justiça Climática: superação das desigualdades; exposto por Irlaine Alvarenga, superintendente de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro. Transformação Ecológica: descarbonização da economia com maior inclusão social; explicado por Gilson Rodrigues, coordenador de Sustentabilidade e Projetos socioambientais da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro. Governança e Educação Ambiental: participação e controle social; articulado por Rosilaine Alves, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro.
Após as palestras, foram apresentadas propostas para cada um dos eixos temáticos. Ao final do evento, foram escolhidas dez dessas ideias, bem como os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.
O secretário do Ambiente, Christopher Taranto, enalteceu a realização desse evento e sua importância para Barra do Piraí.
“Conseguimos organizar em tempo recorde. Assumimos a secretaria e só tínhamos a data estabelecida, não existia nada concreto quanto ao local e aos palestrantes. Mas, felizmente, com muito esforço e dedicação, fomos capazes de organizar um belo evento. Contamos com a participação de cerca de 100 pessoas, tanto da área pública, quanto da privada. O mais importante disso tudo é que conseguimos encaminhar ideias para a Conferência Estadual, que ocorrerá nos próximos meses. Através dessas propostas conseguimos ver a intenção da sociedade em abraçar a ideia de que devemos olhar para o nosso meio ambiente respeitando as legislações”, ressaltou Christopher.
Segundo a prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, o poder público está comprometido com as discussões ambientais.
“O nosso governo está atento às questões do meio ambiente e sustentabilidade. Todos esses eixos discutidos na conferência serão levados a sério. Estamos muito engajados e vamos dar a nossa contribuição. O meio ambiente merece”, concluiu a chefe do Executivo.