Academias e igrejas estão reabrindo gradativamente após liberação para funcionamento em Resende

0

RESENDE

As academias, clubes e igrejas estão abrindo gradativamente no município. A flexibilização do isolamento social e reabertura destes setores foi possível após o novo decreto emitido pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, na noite da última quarta-feira, dia 27. A maioria das academias está reabrindo suas portas nesta segunda-feira, dia 01, após implementarem uma série de regras que o decreto determina. Nem todas as igrejas estão abrindo para celebrações. O motivo é o termômetro digital, exigido para aferir a temperatura. Sobre as igrejas católicas, elas aguardam a autorização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é a instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja católica no país.

O decreto tem 23 regras para academias. Entre algumas, destaca-se higienizar, quando do início das atividades, as superfícies de toque, preferencialmente com álcool gel 70%, os pisos, as paredes e o banheiro, preferencialmente com água sanitária ou outro produto adequado; desativar no estabelecimento todos os equipamentos de registro com digital como catraca de entrada e saída e equipamentos, devendo o controle de acesso ser efetuado sem o uso de digitais; orientar aos clientes que o tempo de permanência de cada usuário no local deve ser de, no máximo, 60 minutos, permitindo que mais pessoas possam se beneficiar da prática de atividade física, respeitado o limite de 30% da lotação; exigir que todas as pessoas utilizem máscaras de proteção individual durante sua permanência; aferir temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento, sendo proibida a realização das atividades por aqueles que estiverem com a temperatura corporal acima de 37,7 graus.

Em uma academia localizada no bairro Liberdade, a proprietária Letícia Melo, abriu as portas no dia seguinte a divulgação do decreto. “Abrimos a academia na quinta-feira, dia 28. Verificamos todos os itens estabelecidos, fizemos as adequações na quinta-feira e logo já iniciamos as atividades”, contou Letícia. Ela também informou que não foi difícil cumprir o distanciamento de cada aparelho de musculação, uma vez que a academia tem uma área de 1.038 m². “Foi mais fácil fazer o distanciamento recomendado por ter uma área maior e também pela quantidade de equipamentos que temos dentro da academia. Além de respeitarmos todos os itens estabelecidos também contamos com a ajuda dos frequentadores que estão cumprindo as regras. Ficamos de olho nos frequentadores desde o momento que eles chegam, orientando sobre o álcool gel, máscaras, garrafas de água e toalhas”, disse a proprietária.

Outra medida tomada pela proprietária da academia foi a redução de horários. “Reduzimos o funcionamento da academia em quatro horas. Neste momento estamos funcionando das 7 às 20 horas. Antes da pandemia do novo coronavírus a academia abria às 6 horas e só fechava às 23 horas. Mesmo assim, por termos uma grande área, podemos receber mais de 80 pessoas por metro quadrado. No entanto, estamos recebendo dez pessoas a cada hora”, explicou Letícia.

Já uma academia localizada no Centro Histórico da cidade, os frequentadores ainda estão mais devagar mesmo com a autorização da prefeitura para a reabertura. Segundo a professora de educação física, Luciana Guimarães da Silva, o movimento não foi grande no primeiro dia de abertura da academia, na segunda-feira, dia 1. “Iniciamos as atividades às 6 horas. No entanto, até às 11 horas aproximadamente dez pessoas fizeram musculação. Antes da pandemia, mais de 30 pessoas já teria praticado atividades aqui na academia”, disse Luciana, acrescentando que a academia respeitou todos os itens estabelecidos no decreto. “Nossa academia trem três andares. Fizemos as adequações e cada pessoa tem uma área de 10m² para utilizar o equipamento, mantendo o distanciamento exigido. Outra medida é que vamos funcionar de segunda a sexta-feira, das 6 às 13h330min, dando um intervalo e retornando das 15 às 20 horas”, informou.

IGREJAS E TEMPLOS

Para muitas igrejas e templos, o principal dificultador para reabertura será os termômetros digitais. Os preços, variam de R$ 300 a R$ 500.

O decreto que prevê o retorno tem 11 determinações estabelecidas, e uma delas é mensurar a temperatura de todos os frequentadores nas entradas dos locais, sendo vedada a permissão para entrar dos que tiverem com a temperatura corporal acima de 37,7 graus. Além disso, a lotação máxima autorizada é de 30% da capacidade; todas as pessoas devem estar utilizando máscara e higienizem as mãos com álcool gel 70%; assentos deverão ser disponibilizados de forma alternada entre as fileiras de bancos, devendo estar bloqueados de forma física aqueles que não puderem ser ocupados; demarcação dos bancos a fim de que se respeite a distância de 1,5 metro entre as pessoas, em todas as direções; proibida a utilização de livretos ou folhetos de uso comum durante as reuniões, missas, cultos ou celebrações, entre outras.

Igrejas católicas ainda não estão realizando missas presencias, apenas abrindo em períodos de orações-Cyntia Freitas

“Iniciamos os cultos no domingo, dia 31. Nossa igreja tem capacidade de 575 assentos. Com o distanciamento de 1,5m determinado no decreto, estamos com 135 lugares, pois mantemos o distanciamento na frente, atrás e dos lados das poltronas. Ou seja, temos 1,5m em cada quadrante”, explicou o administrador da Igreja metodista Catedral Emanuel, localizada no bairro Barbosa Lima, Alcir Ribeiro, enfatizando que após os cultos a equipe de limpeza da igreja faz toda a assepsia do templo.

Já as igrejas católicas em Resende ainda não iniciaram a reabertura total, com as missas. Na igreja São Sebastião, localizada no bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade, o templo está aberto às segundas, quartas e sextas-feiras, para adoração, no período de 9 horas ao meio dia. “Mesmo com a determinação da Prefeitura de Resende autorizando a reabertura, as igrejas católicas ainda não foram autorizadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que é a instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja católica no país. Enquanto isso, algumas igrejas estão abertas para momentos de adoração. Enquanto não acontece a reabertura, as missas estão sendo realizadas on-line. No caso da nossa igreja, as celebrações acontecem as sextas-feiras, às 19 horas e aos domingos, às 10 horas, pelo Facebook e YouTube da Igreja são Sebastião”, explicou a ministra de Eucaristia, Vera Lúcia de Souza.

“Apesar de abrir somente para período de adoração, nossa igreja está cumprindo as regras determinadas no decreto. Os assentos estão demarcados de acordo com o distanciamento estipulado e só podem entrar na igreja dez pessoas por vez. Se tiver mais pessoas querendo entrar, vão ter que aguardar a saída das pessoas dentro do templo”, disse a também ministra da Eucaristia, Fátima Nascimento.

Deixe um Comentário