>
a voz da cidade

Prefeitura de Angra dos Reis inicia levantamento do Aedes aegypti nos bairros

Levantamento, conhecido como LIRAa, tem o objetivo de aplicar medidas específicas e eficientes para o combate do mosquito

Por Roze Martins
54254698793 b052a4edd5 c
728x90 parque

ANGRA DOS REIS

Entre os dias 7 e 10 de janeiro, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Essa ação estratégica é essencial para o enfrentamento ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Durante o levantamento, agentes de endemias visitam imóveis selecionados em todas as áreas urbanas do município para avaliar os níveis de infestação e identificar os principais tipos de criadouros.

O LIRAa é uma ferramenta fundamental para o controle das arboviroses, pois permite mapear áreas de maior risco e direcionar ações de prevenção e combate. A análise detalhada do comportamento do mosquito possibilita que a Secretaria de Saúde implemente medidas específicas para eliminar focos e reduzir a proliferação.

“Durante esta semana, nossos agentes estão percorrendo o município para identificar os índices de infestação. Com base nesses dados, iremos implementar uma série de ações em parceria com as equipes da Prefeitura de Angra”, destacou Romário Aquino, diretor de Vigilância em Saúde.


APOIO DA POPULAÇÃO

A Prefeitura destaca que, em Angra dos Reis, 86% dos focos do Aedes aegypti estão nas casas das pessoas, por isso a importância da população eliminar possíveis criadouros: virar garrafas para baixo, remover os pratos dos vasos de planta, guardar pneus em ambientes cobertos, limpar as calhas, amarrar bem os sacos de lixo, manter a caixa d’água tampada e esvaziar recipientes de degelo em geladeiras.

VACINAÇÃO 

Em Angra, a vacinação contra a dengue ocorre de segunda a sexta-feira, em todas as Estratégias de Saúde da Família, das 8h às 17h. No momento, as doses serão direcionadas para as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Para se vacinar, os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação, CPF ou cartão do SUS da criança/adolescente.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos