>
renascer ead digital

Prefeitura de Angra dos Reis  discute Plano Municipal de Redução de Riscos

Por Roze Martins
728x90 seguranca

ANGRA DOS REIS

 Neste ano, uma parceria oficializada ainda em 2022 vai começar a gerar frutos no que diz respeito à redução de riscos em incidentes climáticos em Angra dos Reis. Por meio de um termo de cooperação, a Prefeitura de Angra e a UFF vão produzir um Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), cujas diretrizes foram debatidas nesta terça-feira (20), em reunião na sede da Defesa Civil.

O principal objetivo do PMRR é oferecer um plano estratégico para o monitoramento, redução ou controle das situações de riscos em áreas mapeadas do município. Além disso, a ideia é também incorporar o conhecimento das comunidades na elaboração desse mapeamento e na proposição de ações, gerando uma coprodução e, como consequência, uma apropriação dos moradores relacionada ao planejamento.


” Esse trabalho é o resultado da assinatura do termo de cooperação técnica com a UFF, realizada em 2022. A ideia é desmistificar e também trabalhar em cima da questão do risco, criando mecanismos de resiliência na própria comunidade, sem a necessidade de efetuar deslocamento das pessoas. Após a realização desse trabalho, será criado um documento sobre o tema, que será apresentado à população”,  explica o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Jr.

O PMRR será iniciado em abril de 2024 e finalizado em setembro de 2025, contando com cinco etapas: planejamento da execução, mapeamento de risco, plano municipal de redução de risco, levantamentos complementares e sumário executivo e devolutivas. Além da participação de profissionais da UFF e da população que vive em áreas de risco, a Prefeitura de Angra, por meio de diversas secretarias, fará parte da ação com um comitê municipal estipulado por decreto.

“A ideia é oferecer um instrumento de gestão que oferecerá ao município uma leitura dos territórios com menos ou mais riscos, e para esses últimos, criar proposições de intervenção a reduzir os perigos por meio de medidas estruturais quanto de outras ações, como o estímulo ao envolvimento das comunidades em atividades de redução de risco”,  resume o coordenador do PMRR de Angra dos Reis, o professor Anderson Sato, da UFF.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos