BARRA MANSA
O Departamento de Imunização da Secretaria de Saúde de Barra Mansa encontra-se com o estoque da vacina pentavalente zerado. A falta da vacina não ocorre somente no município. Esta semana, o Ministério da Saúde anunciou o início da distribuição das doses da pentavalente para os estados brasileiros, contudo, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, a previsão é de que o imunobiológico comece a chegar ao órgão na próxima semana para então ser repassado aos municípios. O baixo estoque da vacina vem acontecendo desde 2019 em função da falta do fornecimento de matéria prima e complicações com o laboratório produtor.
A vacina pentavalente garante a proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenzae tipo b (responsável por infecções no nariz e garganta). O esquema vacinal prevê três doses da vacina: aos dois, quatro e seis meses de idade.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Imunização da Secretaria de Saúde de Barra Mansa, Marlene Fialho, apesar do quantitativo de doses anunciado pelo Ministério da Saúde ser de 1,7 milhão de doses, a oferta não é suficiente para atender a demanda existente. “O número de doses que será entregue não será suficiente para regularizar o estoque da Secretaria de Saúde. Para se ter ideia, no Estado do Rio, a primeira etapa de distribuição será de 66 mil doses e segunda etapa, de 60 mil, para 92 municípios”, disse.
Marlene Fialho explicou ainda que as doses estão em fase de liberação alfandegária e a expectativa é que sejam repassadas aos municípios prontamente. Quando as doses estiverem disponíveis, serão distribuídas, de forma igualitária, aos 49 postos de saúde de Barra Mansa. A vacinação será realizada de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas.