>
renascer ead digital

Prefeitura cadastra artesãos de Itatiaia para participarem do Programa de Fortalecimento do Artesanato

Por Cyntia Freitas
728x90 seguranca

ITATIAIA

Os artesãos do município poderão participar de treinamentos visando a retomada da economia. Para isso, a prefeitura vai cadastrar todos os profissionais para participarem do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PPAF), realizado por uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECECRJ).

De acordo com a administração municipal, Itatiaia é um dos 46 municípios contemplados pelo Programa que tem o objetivo de fornecer capacitação aos artesãos para que eles possam se desenvolver em áreas como o empreendedorismo e o marketing, de acordo com o plano estadual de cultura.

Para participar do programa é necessário fazer o cadastramento na Casa da Cultura, até o próximo dia 30, sempre de segunda a sexta-feira, no período das 8 às 16 horas.  A Casa da Cultura está localizada na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº331, no Centro da cidade. O cadastramento também pode ser realizado online até a primeira semana de julho. Para isso é necessário que os artesãos estejam com o CPF, identidade e comprovante de residência em mãos para realizar o preenchimento do formulário.


PROGRAMA

O Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense foi lançado no ano passado e vai garantir um investimento de R$15 milhões.

Projetado nos princípios da economia criativa, o programa visa fomentar o mercado local a partir da capacitação dos artesãos em áreas como empreendedorismo e marketing. O projeto segue o plano estadual de cultura e a retomada das atividades econômicas e turísticas. “Nosso objetivo é fomentar a economia e o arranjo produtivo local. Com este investimento, queremos consolidar as feiras de artesanato como referências municipais, fortalecendo as práticas socioculturais de relevância em cada território”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O programa é dividido em quatro eixos, que serão executados pela UERJ: formação e capacitação do artesão; estruturação de pontos de comercialização; ativação cultural dos pontos de comercialização; e pesquisa. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa ficará responsável pela viabilização dos recursos financeiros.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos