VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta redonda através das secretarias de Esporte e Lazer (Smel) e Saúde (SMS) possibilitará a volta das atividades esportivas nos bairros da cidade, de forma presencial, gradual e seguindo as medidas de precaução. Na manhã de quarta-feira, dia 2, foi realizada uma reunião para tratar sobre o retorno. O objetivo é oferecer à população da cidade do Aço, nesse momento de pandemia da Covid-19, um serviço de educação para saúde e também fomentar a prática de exercícios físicos orientados.
No próximo dia 14, acontecerá o início das aulas em 12 núcleos da cidade: Vila Rica/Três Poços; Parque Vitória; Beira Rio;Arena Esportiva; Praça do bairro 249; Santa Cruz; Vila Rica/Tiradentes; Açude II, Santo Agostinho; Siderlândia e Água Limpa.
De acordo com a prefeitura, cada núcleo, que será destinado inicialmente para as pessoas com idade entre 18 e 59 anos, contará com quatro profissionais de educação física e um enfermeiro que irá informar aos participantes sobre a prevenção a ao vírus da Covid-19, além de divulgar o protocolo de tratamento firmado entre a prefeitura e a UFRJ.
A secretária de Esporte e Lazer, Patrícia Monlevad, destacou que as atividades seguirão um protocolo de controle, higienização e segurança e deverão se estender para o público da melhor idade nas próximas semanas. “Cada aluno deverá levar sua garrafa d’água e seu recipiente de álcool em gel, usar máscara e respeitar o espaçamento entre os participantes, que será de, no mínimo, quatro metros. Como Volta Redonda tem um protocolo de tratamento da Covid-19, está sendo possível retomar as atividades, inclusive para os idosos”, afirmou a secretária.
Para a secretaria de Saúde, Flávia Lipke, essa é uma excelente oportunidade para divulgar o protocolo da Covid-19 no município. “A iniciativa vem atender as necessidades do município, além de ser o que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS), que é justamente trabalhar as parcerias intersetoriais. Saúde não é só ausência de doença. Esse estímulo das práticas de exercícios físicos também é muito importante”, comentou a secretária.
FUNCIONAMENTO DOS TREINAMENTOS
Durante os treinos funcionais, a equipe Smel colocará a disposição dos participantes um executor cárdio, responsável pela orientação a caminhada, trote ou corrida; um executor funcional que aplicará as aulas que terão duração máxima de 20 minutos, a cada meia hora; um controlador e mediador dos alunos.