ITATIAIA
Visando reforçar a informatização do sistema de saúde do município, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, adquiriu mais 100 novos computadores. Os equipamentos serão direcionados para as unidades da rede municipal de saúde.
Os novos equipamentos se somam aos 150 já existentes.Com a chegada das máquinas, o percentual de informatização do sistema de saúde do município, hoje estimado em cerca de 30%, aumentou para 60%.
O gerente de Tecnologia de Informação (TI) da pasta, Rudney Santos, disse que os novos computadores já começaram a ser distribuídos para as unidades desde esta quinta-feira, dia 16. Um estudo prévio definiu as quantidades e locais que receberão os equipamentos. “As recepções das unidades de saúde e os consultórios médicos estão entre os que receberão as máquinas. Com a chegada destes equipamentos vamos também ampliar nosso percentual de prontuário eletrônico. Isso significa um ganho para os usuários do sistema de saúde e ampliação de nossos indicadores, representando mais receita a partir dos atendimentos prestados”, afirma o Santos, acrescentando que, com os equipamentos, será possível, por exemplo, controlar estoques, saber como está o dispensário e o almoxarifado, tendo uma noção mais efetiva sobre todo o quadro da rede. Rudney informa que há previsão de, em breve, a Secretaria de Saúde receber um lote de impressoras. “A perspectiva é de que, cumprindo em breve mais esta etapa, consigamos atingir os 100% de informatização de nossa rede de saúde”, salienta.
O secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, adianta que os novos computadores são um importante reforço no trabalho realizado pela pasta. Um dos benefícios gerados pelos equipamentos será a ampliação do percentual do prontuário eletrônico. “As vantagens são para todo o sistema, mas podemos destacar que, em relação ao prontuário eletrônico, vai servir para facilitar a rotina das unidades de saúde, agilizar as informações de pacientes, além de flexibilizar e tornar mais fácil o acesso aos dados. Estamos trabalhando para informatizar toda a rede e ofertar um serviço de qualidade”, explica Saldanha.