PORTO REAL
A Prefeitura tem realizado ações descentralizadas na área da saúde nos bairros do município. Ações conjuntas promovidas pela Secretaria de Saúde prestaram atendimentos no bairro Parque Mariana, na última quarta-feira, quando ocorreu uma ação de descentralização em saúde. Um posto móvel foi montado especificamente para realização de diversos serviços a comunidade do bairro. Já nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município, o “Janeiro Branco”, ação que visa à prevenção da saúde mental e emocional, foi marcada pela orientação a população e a distribuição de folhetos sobre o assunto, resultado de uma parceria entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e as USFs.
Diversas ações na área da saúde foram realizadas no Parque Mariana. Entre elas, medir pressão arterial; fazer o levantamento das demandas necessárias da população do local; atualizar a caderneta de vacinação, com aplicações pela Vigilância Epidemiológica; marcar consultas médicas; e orientar quanto às atividades da Vigilância Sanitária, em relação à desratização e o recolhimento da população de animais de pequeno porte, solta nas ruas.
O prefeito Ailton Marques (PDT), enfatizou que, dessa forma, foi promovida uma ação de descentralização, uma vez que a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência dos moradores do bairro Parque Mariana é a do Centro. “Já estamos planejando promover, quinzenalmente, outras ações no bairro relacionadas à Saúde da Mulher, à Saúde do Homem, realizar coleta de sangue, entre outras”.
A diretora da Atenção Básica, Irma Provazi, adiantou que ações em saúde, no Parque Mariana, serão implementadas. “Estamos empenhados em promover essa melhoria de qualidade de vida a essa população, uma vez que a saúde está ‘batendo à porta’ deles”.
JANEIRO BRANCO
A campanha Janeiro Branco, que tem o objetivo de chamar a atenção dos diversos segmentos sociais e institucionais para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional, mobilizou profissionais a fim de trabalhar o tema nas salas de espera das sete Unidade de Saúde da Família (USF) do município. “Queremos chamar a atenção da população de Porto Real para esta Campanha do Janeiro Branco, conversando com as pessoas nas unidades de saúde hoje com o principal objetivo que cada um saia dali com a certeza de que pode fazer algo positivo para sua saúde mental”, comentou o diretor de Saúde Mental, Renato Gomes da Silva.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que coordena a campanha, contou com os profissionais dos USFs para a realização de atividades como rodas de conversa e distribuição de folhetos informativos. “É muito importante incentivar a promoção de políticas públicas que favoreçam a promoção da saúde mental, bem como os procedimentos adequados sobre o tema. Para isso disponibilizamos o apoio de cada profissional de saúde, sempre empenhados em ofertar à população uma política que entende a importância de uma mente sadia como fator crucial para um corpo saudável. Em relação às ações do Parque Mariana, estamos engajados em priorizar os anseios, necessidades e demandas dos moradores e resgatar as ofertas da saúde”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim.