Prefeitos se reúnem para cobrar do Estado divisão mais justa da arrecadação

Por Carol Macedo
imagem do whatsapp de 2025 07 24 à(s) 16.27.30 9957a0bc

BARRA MANSA

Uma divisão mais justa da arrecadação estadual. Esse foi o principal pleito de prefeitos do Sul Fluminense que se reuniram no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto, de Volta Redonda, com secretários de Estado de Fazenda, Juliano Pasqual, e de Planejamento e Gestão, Adilson de Faria Maciel, por intermédio do deputado federal Doutor Luizinho. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira, 24, reunindo ainda o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; o deputado estadual Munir Neto; e o gerente Institucional e de Comunicação da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Aurélio Paiva, além de secretários municipais.

Além do prefeito Neto, participaram os prefeitos de Piraí, Luiz Fernando Pezão; de Resende, Tande Vieira; de Pinheiral, Luciano Muniz; e de Rio Claro, Babton Biondi; e de secretários municipais de Barra Mansa, Angra dos Reis, Barra do Piraí, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Vassouras e Rio das Flores, totalizando 13 municípios representados.

A reunião girou em torno de três pautas principais, que foram fruto de pesquisa e estudo da equipe da Secretaria de Fazenda e da Procuradoria Geral dos Municípios de Volta Redonda. A primeira tratou da declaração incorreta da Petrobras na Declan-IPM (Declaração Anual para o Índices de Participação dos Municípios) 2024 para o município de Duque de Caxias.

No mês passado, uma decisão judicial determinou que a Petrobras corrigisse a Declan, mas Duque de Caxias recebeu o repasse de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) a mais por 18 meses, valor que ultrapassa os R$ 400 milhões recebidos indevidamente. “O que estamos pleiteando, junto ao secretário de Estado de Fazenda é que, diante do erro constatado e declarado pela Petrobras, seja feita uma compensação aos demais municípios, referente a este valor”, falou o prefeito Neto, reforçando que todos os municípios ganham com a ação, e não só os do Sul Fluminense representados no encontro em Volta Redonda.

OUTROS PEDIDOS

A extensão do prazo do decreto estadual, que permite às empresas fazerem opção ou não por tributar as operações transferência interestadual, foi outro pedido. O prazo terminou no dia 30 de abril. O argumento foi que o período foi curto para grandes empresas de adequarem.  Os prefeitos pediram a prorrogação até 31 de julho.

A outra pauta também tem o intuito de aumentar o repasse de impostos arrecadados pelo estado para as cidades. Atualmente, as mercadorias são transferidas para outros estabelecimentos da mesma empresa, em outros estados, a preço de custo. O prefeito Neto propôs a criação de um decreto estadual, determinando que esta transferência seja realizada a preço de mercado, aumentando assim o valor da operação e consequentemente o Valor Adicionado dos municípios.

Em resposta, o secretário de estado de Fazenda, Juliano Pasqual, prometeu agilizar os processos, principalmente, na questão da ampliação do prazo do decreto estadual que permite às empresas fazerem a opção por tributar ou não as operações de transferência interestadual. “Essa medida depende só da gente, e estamos juntos nessa”, afirmou, reforçando que o crescimento do Sul Fluminense reflete no crescimento de todo o Rio de Janeiro.

TEMAS ESTRATÉGICOS

O prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, foi representado no encontro pelo secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, que destacou a preocupação de estar sempre à frente da defesa do município no aspecto do equilíbrio econômico-financeiro. O prefeito está em Brasília e se manifestou de lá sobre a reunião, citando que os temas debatidos são considerados estratégicos para o planejamento e o fortalecimento das finanças públicas municipais. “Discutir o IPM é fundamental para buscarmos mais justiça na distribuição dos recursos estaduais. Cada município tem suas particularidades, desafios e demandas, e é essencial que isso seja levado em consideração na hora de definir o repasse de verbas. A união das lideranças de nossa região mostra que estamos alinhados em um propósito comum: garantir melhores condições para investir em saúde, educação, infraestrutura e em todas as áreas que impactam diretamente a vida da nossa população”, destacou Furlani.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos