SUL FLUMINENSE/RIO
Prefeitos e secretários de Fazenda e Planejamento dos municípios do Rio de Janeiro estarão reunidos hoje na sede da Firjan, na capital carioca. O encontro, com palestras e oficina de boas práticas, tratará da situação fiscal das cidades e contará com a participação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. Entre as capitais, a cidade amazonense foi a melhor avaliada no Índice Firjan de Gestão Fiscal, divulgado neste ano pela Federação das Indústrias.
O coordenador de estudos econômicos, Jonathas Goulart, ressalta que o encontro trará uma apresentação do mapa do desenvolvimento econômico. “É uma ferramenta de cobrança e de acompanhamento da gestão fiscal das prefeituras, uma forma de oferecer aos gestores uma maneira de discutir soluções para os municípios”, explica o coordenador, acrescentando que diversos técnicos participarão do evento.
De acordo com Goulart, uma gestão mais eficiente permite com que o gestor faça mais investimentos e reduza desperdícios. “Através da gestão fiscal aplicada de maneira correta, o dinheiro é investido onde exatamente precisa, gerando boas realizações para a comunidade. Participam também os secretários de Fazenda e Planejamento, eles participarão de oficinas e apresentações técnicas sobre situação fiscal e eficiência, além de uma roda de discussão de como eles têm enfrentado a crise”, informa. Planejamento financeiro e transparência nos gastos também estarão em pauta.