VASSOURAS
Após a repercussão negativa de um cântico da torcida Unig Itaperuna, durante a realização dos Jogos Universitários de Medicina (Intermed) RJ-ES, a Prefeitura de Vassouras e Liga Intermed anunciaram uma série de medidas para os próximos jogos. Uma delas foi expulsão da torcida e do time da cidade.
No último dia 10, um vídeo em que a torcida dos alunos de medicina da Unig de Itaperuna provoca adversários cantando ‘Sou playboy, não tenho culpa se seu pai é motoboy’ viralizou e provocou revolta nas redes sociais.
A primeira medida foi a expulsão dos alunos da cidade, e a proibição de uma possível volta deles em outros jogos, além disso a liga anunciou a criação de uma comissão para avaliar os gritos das torcidas dos próximos jogos. “A Liga Intermed RJ e ES manifesta seu repúdio aos gritos entoados pela Torcida UNIG-ITAPE e direcionados à faculdade oponente. O fato ocorreu no último dia 10 de outubro, no ginásio Sombrão. Desaprovamos qualquer ato de discriminação, preconceito e violência, seja ela física ou verbal”, diz trecho do comunicado.
De acordo com o prefeito Severino Dias, outras ações serão medidas disciplinares que serão aplicadas em eventuais novos casos. Além disso, a torcida irá doar uma motocicleta à Prefeitura de Vassouras. “Eu mesmo falei para eles irem embora na hora, só demos tempo para que arrumassem as malas, a multa foi para a delegação e nós vamos sortear a moto entre os motoboys da cidade. A torcida da Unig está proibida de vir a nossa cidade. Vassouras é a capital dos Jogos da Medicina no Brasil, é uma cidade turística e tradicional. Liberdade de expressão não é falar qualquer coisa, agredir pessoas verbalmente. Até acredito que foi um ato sem pensar, mas não podemos aceitar uma atitude dessas. Atingiu toda uma classe que foi fundamental durante a pandemia, e na tragédia da região Serrana onde os motoboys foram fundamentais para levar recursos a quem estava necessitando, a classe merece nosso respeito”, avaliou o prefeito.
Severino destaca que este é o seu sexto mandato e considera esta edição dos jogos como a mais organizada. “Os jogos existem desde 2003, estes são os mais organizados, com policiamento, atuação da Guarda Municipal, cronograma especial de limpeza das ruas. Recebemos cerca de seis mil pessoas, sendo que os jogos afetam a vida de 12 mil pessoas. A rede hoteleira não tem mais vagas, os restaurantes estão movimentados, as ruas cheias e o comércio lucrando. Toda a cidade ganha com a realização dos jogos. A rivalidade entre torcidas existe, mas tem que ser de forma saudável”, enfatizou o prefeito.
NOTA DA LIGA
Através de seu perfil numa rede social, a Liga Intermed RJ e ES – (Lire), manifestou seu repúdio aos gritos entoados pela torcida Unig-Itaperuna e direcionados à faculdade oponente em fato ocorrido na última segunda-feira, dia, no Ginásio Sombrão. “Desaprovamos qualquer ato de discriminação, preconceito e violência, seja ela física ou verbal. Por isso, assim que informada do ocorrido, a organização do Intermed
adotou medidas disciplinares para garantir que episódios como esse não voltem a ocorrer: Expulsão de toda a torcida da faculdade; Criação de um comitê que avaliará os gritos de todas as torcidas; Medidas disciplinares que serão aplicadas em eventuais novos casos; A faculdade doará uma motocicleta à prefeitura da cidade de Vassouras”, diz a nota
Ainda na nota a Lire diz que não compactua e não aceita tais atitudes. “Este comportamento não coaduna com as práticas permitidas pela organização do evento. O Intermed é um evento de integração universitária, esporte e respeito”, encerrou a Liga Intermed.
Os jogos aconteceram de 9 a 11.