RESENDE
O prefeito Tande Vieira sancionou a Lei nº 4.586/2025, que cria o Programa Municipal “Decks Urbanos e Parklets de Resende”. A iniciativa tem como objetivo ampliar os espaços públicos de convivência social, promover a revitalização urbana e estimular o desenvolvimento do comércio local. O projeto de lei é de autoria do vereador Tiago Forastieri.
Com a sanção da lei, Resende passa a integrar a lista de cidades que adotam a tendência de implantar decks e parklets como alternativa para ocupar de forma positiva o espaço urbano. Os Decks Urbanos serão vinculados a estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, ampliando a área de atendimento e oferecendo maior conforto aos clientes. Já os Parklets terão uso livre e gratuito para toda a população, equipados com bancos, mesas e mobiliários urbanos, sendo destinados ao lazer, descanso, encontros sociais e até atividades culturais.

Tande disse que o programa representa um avanço no processo de valorização urbana do município – Redes Sociais
Segundo a prefeitura, os novos equipamentos urbanos vão estimular a economia local ao atrair movimento para bares, lanchonetes, restaurantes e lojas próximas, além de reforçar o processo de modernização da cidade. A proposta é transformar trechos estratégicos de Resende em pontos de encontro que unam lazer, cultura e comércio, tornando os espaços públicos mais acessíveis, democráticos e funcionais.
Para o prefeito Tande Vieira, o programa representa um avanço no processo de valorização urbana do município. “A Lei dos Decks Urbanos e Parklets é um investimento em qualidade de vida, em revitalização e também em apoio ao comércio local. São espaços pensados para todos, gratuitos, democráticos e que fortalecem a identidade urbana de Resende, além de promover mais oportunidades de convivência”, afirmou Tande.
A Prefeitura já prepara as regulamentações necessárias para que os primeiros projetos sejam implantados ainda este ano em locais estratégicos da cidade, consolidando uma nova fase na política urbana de Resende.