BARRA MANSA
O deputado federal Aureo Ribeiro, esteve nesta quinta-feira, 9, em Barra Mansa. Ele foi recebido pelo prefeito Luiz Furlani, no gabinete. O objetivo foi solicitar apoio para conclusão das obras de readequação ferroviária, o conhecido pátio de manobras, além da construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Região Leste e de um teatro no bairro Boa Sorte. O prefeito ainda pediu incentivos culturais, educacionais, de lazer, proteção animal e outros.
Sobre o pátio de manobras, o prefeito solicitou ajuda de Aureo para ajudar solucionar alguns entraves. “O andamento das obras no Pátio de Manobras depende de uma ação da VLI Multimodal, determinada no edital de licitação feito pelo Governo Federal, que consiste em remanejar a linha férrea e a sede administrativa para que a nova avenida seja construída no local. Tenho plena convicção de que, com o apoio do deputado Aureo Ribeiro e da boa vontade de todos os envolvidos, nós iremos avançar através do diálogo e do consenso”, disse Furlani.
O deputado federal visitou as obras e entendeu os detalhes do projeto. Ele se colocou à disposição dos entraves. “Já marcamos, para a primeira semana de fevereiro, uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para que possamos solucionar os problemas que afetam o andamento e, assim, dar sequência a essa obra tão importante, não só para Barra Mansa, mas para o desenvolvimento de toda a região”, afirmou Aureo.
ETA NA REGIÃO LESTE
Furlani, em campanha no ano passado para prefeito, assumiu um compromisso de solucionar a questão da falta de água na Região Leste. E a questão passaria por uma Estação de Tratamento de Água na localidade que tem mais de 45 mil habitantes. “Para dar andamento nesse trabalho, nós precisávamos do terreno e de recursos, que seriam provenientes do Governo Federal. Por fim, nos próximos dias vou assinar a desapropriação da área e, com a liberação de investimentos, que totalizam R$ 47 milhões, que foram conquistados através do deputado Aureo Ribeiro, nós iremos tirar do papel o sonho dos moradores da Região Leste e vamos ter a ETA abastecendo a localidade”, declarou o prefeito.
Para Aureo, é essencial que tenha um planejamento estratégico que garanta a realização de obras importantes como essa. “São R$ 47 milhões investidos em abastecimento de água. Isso é saúde, é água potável chegando na torneira dos moradores. Estou muito feliz por fazer parte dessa história em Barra Mansa, uma cidade que vem crescendo com gestão equilibrada, eficiente e vem se transformando a cada dia. Furlani tem esse desafio e já começamos o ano com pé direito”, expressou o deputado.
OUTRAS SOLICITAÇÕES
No encontro o prefeito Furlani ainda pediu outras demandas, como verba para construção do teatro no bairro Boa Sorte, a ser instalado através de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj).
Também presente no encontro, o presidente da Furnarj, destacou que a Fundação de Artes tem 99% dos seus equipamentos na capital, apenas 1% no interior, que é a cidade de Cantagalo. “Então, nós temos o desafio de trazer a cultura para o interior, pois a política pública cultural tem que ser para todos, já que pagamos igualmente os impostos. Barra Mansa é uma cidade que a gente já vem executando, desde o ano passado, projetos como o Giro Cultural, com os shows que tivemos na Expo-BM, e o Cine Tela, que é o fomento ao audiovisual. Agora nós temos o Circo na Rua, que traz o palhaço e os brinquedos que vamos trazer em breve para Barra Mansa”, informou o presidente da Funarj, Jackson Emerick.
Jackson ressaltou que o teatro, com capacidade para 250 pessoas, vai representar um legado da Funarj para Barra Mansa. “A cessão do terreno foi feita pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e já está avançada. Em breve iniciaremos a elaboração do projeto executivo e a execução da obra. A nossa previsão é entregar em 2026 esse equipamento tão importante para a cidade”, afirmou.
O encontro – que tratou ainda sobre Passaporte Cultural, Limpa Rio, ‘Praça CEU’, áreas de lazer e investimentos para a defesa e proteção dos animais – contou com a presença do presidente e do vice-presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo e Alexandre Caneda, respectivamente; do diretor da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa, Manoel Duarte; de secretários municipais; dos vereadores Paulo Sandro, Everton Pesão, Deco e Bruno Oliveira; além do vereador de Porto Real, Renan Márcio. Após a reunião, a comitiva também percorreu diferentes pontos do município.