ITATIAIA
O prefeito interino Imberê Moreira Alves (PRTB) tem como prioridade a saúde no município. Desde que assumiu a chefia do Executivo, no início do mês, o prefeito disse que tem consciência dos desafios enfrentados neste curto mandato. Ainda sem data marcada para as eleições suplementares, Imberé está interino no cargo após o então vereador ser eleito presidente do Legislativo. Ele definiu a saúde como uma prioridade de seu governo. “A população de Itatiaia não pode esperar as eleições suplementares para ter acesso a serviços essenciais”, afirmou.
Nestes quase um mês de mandato, Imberê quer deixar a sua marca na prefeitura. Ele destaca os desafios enfrentados na administração municipal. “Tenho consciência das limitações de um mandato curto para atacar os problemas estruturais do município, mas quero deixar sementes plantadas para uma administração pública mais moderna e eficiente. Ao mesmo tempo tenho plena convicção que a prioridade do cidadão é um atendimento diferenciado na área da saúde, sobretudo no combate à pandemia da Covid-19”, disse Alves, que acompanha de perto os acontecimentos na área da saúde.

Prefeito Imberê disse que Saúde é prioridade em Itatiaia-Pedro Luz/PMI
Para o chefe do Executivo interino, a saúde não pode deixar de ser prioridade neste início do ano. “Por conta da Covid-19, o mundo inteiro tem esta prioridade e Itatiaia não será diferente. Formei uma junta médica que vai definir os procedimentos e condutas necessárias, que todos nós iremos tomar para impedir o avanço da doença no município. Também pretendemos disponibilizar um serviço de tomografia no nosso Hospital Municipal Dr. Manuel Martins de Barros, o mais rapidamente possível, para dar suporte aos diagnósticos, sobretudo dos casos mais graves do novo coronavírus”, explicou Imberê lembrando que o município já iniciou a vacinação contra a Covid-19.
MUDANÇA ADMINISTRATIVA
Neste curto espaço de tempo, o prefeito Imberê já realizou algumas mudanças administrativas com o objetivo de evitar gastos desnecessários. “Vamos buscar eficiência e evitar gastos desnecessários, respeitando a responsabilidade fiscal. Não temos tempo para propor uma reforma administrativa, mas dentro da estrutura podemos ter melhores resultados. Quero estimular o funcionalismo a atender bem o cidadão e, dentro dos limites da lei, valorizar aqueles que fazem um bom trabalho”, afirmou Alves, que acompanha toda a rotina administrativa. “Juntos aos fornecedores, vamos acompanhar de perto o serviço prestado por cada empresa contratada para cobrar qualidade. O município cumpre seus compromissos com as empresas, que precisam fazer a partes delas também”, comentou.
Entre as alterações realizadas na administração municipal, o prefeito está formando o novo secretariado. “Estamos escolhendo profissionais com capacitação profissional, experiência administrativa e espírito público. Precisamos que todos tenham espírito de sacrifício e entrega a esta missão, seja por quanto tempo for necessária”, analisou Imberê que já definiu boa parte do secretariado.
UMA CIDADE SEM PREFEITO ELEITO
A chapa do prefeito eleito Eduardo Guedes, o Dudu (PSC) e do vice-prefeito, Sebastião Mantovani, o Jabá (PSL), foi indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entendimento do TSE, Dudu entraria em seu terceiro mandato consecutivo se tomasse posse, o que é ilegal, segundo a legislação. Com o indeferimento do registro da Chapa encabeçada por Guedes, o TSE determinou ao Tribunal Regional Eleitoral que seja feita novas eleições e que o cargo de prefeito fosse ocupado interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores.