RESENDE
O prefeito Diogo Balieiro Diniz acompanhado do deputado estadual, Tande Vieira e do secretário de Saúde, Jayme Neto, visitou nesta quarta-feira, dia 19, as obras que estão sendo realizadas na nova Sala de Ressonância Magnética da Santa Casa do município. Eles foram guiados pelo diretor da unidade de saúde, Kaio Márcio de Paiva, que vistoriou o local onde será instalado o equipamento de ressonância nuclear magnética. O aparelho servirá para realizar exames de alta complexidade atendendo os pacientes da rede pública de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde, da região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. A previsão é de que o aparelho esteja em funcionamento até o início do segundo semestre.
De acordo com Kaio Márcio, o equipamento de ressonância magnética vai funcionar no antigo espaço onde funcionava o Laboratório da Santa Casa de Misericórdia. Paiva explicou que recentemente, os técnicos da Siemens avaliaram positivamente o local de instalação do equipamento. “Antes mesmo de adquirir o equipamento, já havia sido pensado o espaço para colocá-la. No entanto, o local está passando por adequações para a instalação aparelho. Estamos fazendo o chamado ‘engaiolamento’ da sala onde a máquina vai ficar. Para isso, o chão será rebaixado e toda a sala será revestida de ferro e cobre. Também serão criadas algumas salas como a de comando, de exame e de equipamentos. Além disso, também serão criados dois banheiros, um vestiário e uma recepção para receber os pacientes”, explicou o diretor.
Ele contou que as obras seguem o cronograma. “Os materiais para montagem da gaiola estrutural do novo aparelho chegaram na Santa Casa. Com isso, os serviços estão concentrados no madeiramento que será usado como base para sustentar as chapas de alumínio para contenção da radiação da máquina”, relatou o diretor, informando que a previsão é de que na próxima semana a máquina seja instalada. “As equipes estão trabalhando na montagem da gaiola para que na próxima semana a máquina seja instalada. Na recepção do novo espaço, as equipes já finalizaram as etapas de emboço interno e externo e requadro das portas e janelas, e atualmente estão na fase de acabamento”, complementou.
Durante a visita na nova Sala de Ressonância, o prefeito Diogo Balieiro Diniz falou sobre a importância do novo equipamento para o município. “O novo aparelho de ressonância magnética nuclear chegou para elevar ainda mais o nível da Santa Casa. O equipamento é um dos únicos da região a atender pelo Sistema Único de Saúde, e com isso Resende eleva ainda mais o patamar do setor da saúde, que já é referência em todo o estado. Desde o início dessa gestão a Santa Casa vem recebendo intervenções importantes. O cenário atual é bem diferente de quando assumimos em 2017, e assim a unidade voltou a ser uma unidade de saúde que atende a população com dignidade e qualidade”, destacou Diogo.
“Com o novo tomógrafo a análise de imagens será feita com muito mais qualidade e rapidez, pois possui um número maior de cortes na execução do exame, neste equipamento são 32. O tempo do exame diminui, otimizando o processo tanto para pacientes quanto para operadores e médicos. Além disso, a dose de radiação dele é mais baixa que dos demais”, esclareceu Diniz.